quinta-feira, 26 de maio de 2011

Semana do Meio Ambiente apresenta diferentes atrações

26/05/2011

Semana do Meio Ambiente apresenta diferentes atrações


Anualmente a Prefeitura de São Bento do Sul realiza diferentes ações para valorizar a data em comemoração ao dia mundial de meio ambiente que é celebrada no dia 5 de junho. Diante disso o departamento de Meio Ambiente elaborou cronograma de atividades com o objetivo de mobilizar para a preservação ambiental buscando engajamento da comunidade em projetos sustentáveis em duas linhas de trabalho, os de curta duração e os de caráter contínuo e perpétuo.

“Não fazemos apenas eventos pontuais, mas reforçamos nossos programas e fortalecemos nossas ações na semana de meio ambiente”, avisa Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente. A programação inicia dia 04 e prossegue até 11 de junho e faz parte dos eventos do Festival de Outono 2011.

As atividades propõem passeio ciclístico, distribuição e plantio de mudas de árvores, exposições, apresentações culturais e ainda a premiação dos concursos de fotografia e desenho. “A programação é intensa e envolve toda a comunidade, desde crianças que participaram do passeio ciclístico e do concurso de desenho, também teremos o envolvimento grande do público nas atividades físicas e nos movimentos de conscientização da preservação ambiental, além é claro do concurso fotográfico e do primeiro pagamento aos proprietários cadastrados no programa PSA”, afirma Marcelo.

Segundo Hübel no dia mundial de Meio Ambiente (05) acontece o pagamento do PSA (Pagamento de Serviços Ambientais) para os primeiros 11 inscritos que preservam a água que abastece o município. No mesmo momento será assinado o convênio com a Fundação O Boticário que fará parceria com a Prefeitura para ampliação do programa PSA pelo projeto Oásis. Nesse mesmo dia o setor florestal fará presença com a Comfloresta, a qual fará distribuição de 2.000 mudas aos proprietários de terras das margens do Rio Vermelho para auxiliar na recuperação de afluentes que drenam para o rio Vermelho.

Numa realização da Prefeitura, a semana do Meio Ambiente conta ainda com a parceria da ASTRAN, SESC, Fundação O Boticário, Comfloresta, Colégio Bom Jesus, SAMAE, Tuper, GP, COMDEMA, ONG SPVS, e demais secretarias municipais que auxiliam na estruturação do evento.

Programação Semana do Meio Ambiente 2.011

04/06 às 14h - Passeio Ciclístico: “São Bento Desaquece”. Concentração nas dependências do SESC – Rua Jorge Zipperer, 100 – Centro
Exposição de fotos de Zig Kock “Condomínio da Biodiversidade” com 27 painéis de 80X120cm
Amostra de Cinema Ambiental
Atividades Físicas
Apresentações Artísticas
Sonorização local e com bicicleta
Sorteio de 4 bicicletas adulto e 1 infantil; 1 barraca para camping; 2 colchões para camping.
Entrega de brindes
04/06 a 17/06 – Exposição de fotos “Condomínio da Biodiversidade” de Ricardo Zig Koch Cavalcanti fornecido pela ONG SPVS de Curitiba no SESC. Rua Jorge Zipperer n 100 Centro.
05/06 às 14h30 – Pagamento aos primeiros inscritos no PSA “Produtor de Água do Rio Vermelho” no Recanto do Noti em Rio Vermelho Povoado
Assinatura do Termo de Convênio com a Fundação O Boticário para ampliação do PSA
Entrega de 2000 mudas nativas, pela Comfloresta para o PSA.
06/06 – Exposição das ações socioambientais da Prefeitura de São Bento do Sul, no saguão do prédio localizado na Rua Jorge Lacerda n 75
06/06 às 19h - Abertura da Semana de Meio Ambiente na Sociedade Bandeirantes
Orquestra Fundação Solidariedade de Curitiba
Banda Marcial da Escola Básica Municipal Denise Cristiane Harms
Entrega de premiação do concurso de Fotografia APA Rio Vermelho/Humbold
Entrega de premiação do concurso de Desenho Representante símbolo da Fauna e Flora de São Bento do Sul
Entrega de premiação do passeio ciclístico “São Bento Desaquece”
Amostra da exposição de Fotos “Biodiversidade Urbana” de Ricardo Zig Koch Cavalcanti fornecido pela ONG SPVS de Curitiba

Assinatura do Termo de Convênio do “Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann” da Universidade com a Prefeitura
O COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Entrega o Premio “Desempenho Ambiental”, em sua primeira edição no ano de 2011 que contempla por reconhecimento o Prefeito de São Bento do Sul e Presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Magno Bollmann, pelos relevantes trabalhos prestados a sociedade e a preservação do Meio Ambiente, com diferentes vertentes de atuação.
07/06 às 19h – Audiência Pública na câmara de vereadores de Rio Negrinho “Ações de Melhoria Socioambiental e Derivações com Influência no Rio Banhados”
08/06 – às 9h – Entrega gratuita de mudas nativas no calçadão de São Bento do Sul
08/06 às 19h - Palestra “Certificação Estadual de Responsabilidade Socioambiental” - Elizangela – Departamento de Responsabilidade Socioambiental
10/06 – Exposição de Fotos “Concurso de Fotografia APA Rio Vermelho/Humbold”
11/06 das 9h às 12h - Distribuição de mudas no Parque Florestal do SAMAE na Avenida dos Imigrantes e plantio de mudas em enriquecimento do sub bosque.




Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski–MTB/SC 3902-JP
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br