terça-feira, 5 de outubro de 2010

Gincana do Meio Ambiente premia vencedores

05/10/2010

Gincana do Meio Ambiente premia vencedores


O Departamento de Meio Ambiente e a Escola Newton Mendes visitaram o CEPA – Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais (Vila da Glória), e o Museu Nacional do Mar e a cidade Histórica de São Francisco. O roteiro diz respeito a premiação da II Gincana Ambiental, que no mês de outubro se concretizou com a viabilidade de adequação com as atividades desenvolvidas pela escola.

No CEPA Vila da Glória foram recepcionados pelos monitores Valter e Ana que fizeram uma palestra no auditório sobre as características do ecossistema litorâneo. Após dividiram-se em duas equipes: enquanto uma percorria a trilha, outra era envolvida em dinâmicas. Existem três trilhas que são divididas pela dificuldade de acesso. A escola visitou a trilha azul de menor dificuldade, com interpretação da fauna e flora e do ambiente atual e passado. Interpretaram os diferentes tipos de liquens (associação de alga com fungo) e sua associação com a qualidade do ambiente. No final da trilha terminaram as atividades com novas dinâmicas, sobre a visita na trilha.

Saindo da trilha utilizaram a balsa para chegar na cidade histórica com observação de casas de 1905, restauradas e bem conservadas. Em visita no Museu Nacional do Mar presenciaram diferentes réplicas de barcos e navios, história das famílias, primeiras embarcações, réplicas de animais de gesso, mini-cidade mostrando a vila dos pescadores, lendas das bruxas do mar.

No observatório do museu, na praça Manfredo Cominese, foi possível ver o Porto de São Francisco onde acompanharam a movimentação de carregamento. Chamou a atenção a movimentação das aves marinhas, que apresentavam local próprio para pouso anexo ao porto. “A premiação da gincana foi apropriada, pois os alunos além de aprenderem sobre o ecossistema local, ainda tiveram a oportunidade de conhecer e valorizar a importância histórica e cultural de parte do litoral catarinense”, destacou o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br