quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Plano de Manejo em primeira fase de campo

14/10/2010

Plano de Manejo em primeira fase de campo


O Prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann e o Diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, receberam a primeira equipe que está realizando o Plano de Manejo, fase de campo. A empresa Ecossistema de Curitiba, que está elaborando o Plano de Manejo apresentou os primeiros passos de reconhecimento da área, confrontando com as informação bibliográficas e outras fontes.

Num primeiro momento foram identificados os pontos de amostragem que são criteriosamente escolhidos pela diversidade de fatores bióticos e abióticos. Portanto considera-se a formação florestal, estado de conservação, ambientes alterados, culturas diferenciadas, uso do solo, altitude, recurso hídricos, pontos de maior circulação, núcleos de turismo entre outros. “As primeiras observações em campo identificaram as minas de caulim, plantios de floresta exóticas, culturas agrícolas, produção de sub existência, ambientes naturais de bom estado de conservação, pontos de atração turística, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Densa, Campos Naturais entre outros”, diz Marcelo.

Com esta primeira percepção feita em três dias de atividades, os próximos dias serão aprofundados no detalhamento de toda área, com os profissionais que caracterizarão os aspectos socioeconômicos e geológicos, definido assim as ações que serão trabalhas em sincronia com a segunda equipe com biólogos que chegam no sábado, permanecendo na APA Rio Vermelho por mais sete dias de estudos de campo e compilação dos dados levantados.

Este primeiro diagnóstico é importante para a construção das oficinas, momento que a comunidade local será participativa. “Queremos um ambiente que seja de satisfação dos proprietários e moradores locais, a APA é deles e a definição de uso também deve partir dos moradores”, definiu o prefeito Magno Bollmann.




Na primeira etapa estão envolvido um economista, um geógrafo e uma especialista em gestão, além de uma bióloga. Na segunda equipe participarão três biólogos e dois geógrafos, além de mais dois auxiliares. Outros profissionais são envolvidos nos trabalhos de cartografia e levantamento de dados. “Com uma equipe multidisciplinar bem constituída, e com a experiência que apresentam teremos um trabalho bem elaborado, valorizando um bom delineamento futuro”, diz Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente.

Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br