segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Prefeitura fará desassoreamento de rios

25/10/2010

Prefeitura fará desassoreamento de rios


A Prefeitura de São Bento do Sul, através do Departamento de Meio Ambiente, recebeu a aprovação do órgão ambiental Fatma, com três Licenças Ambientais de Instalação para a atividade de desassoreamento.

As licenças permitem a limpeza de um afluente do rio São Bento nas proximidades da rua José Cordeiro, no bairro Schramm; córrego sem dominação localizado nas proximidades da rua Francisco Beckert, no Bairro Rio Negro; e afluente sem dominação, que drena para o rio Banhados, localizado nas proximidades da Avenida Serra Alta no Bairro Serra Alta. “As atividades de desassoreamento são conquistadas mediante estudo ambiental simplificado, envolvendo pelo menos três profissionais que analisam as características da atividade, do ambiente e os impactos. A licença autoriza a atividade com condições dos aspectos florestais, controle e programas ambientais, medidas mitigatórias e compensatórias”, explica o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

Os cuidados com as atividades de desassoreamento são acompanhados por profissionais habilitados para a função. “A Prefeitura trabalha em suas ações com responsabilidade ambiental, e em acordo com a legislação ambiental”, descreve Hübel. Com estas licenças, somadas as anteriores, o município está cobrindo os principais casos de enchentes causados pelo acúmulo de terra no leito do rio, e com a canaleta mais profunda também favorece a própria manutenção da funcionalidade do rio, mantendo as características biológicas.

Na semana passada o tema sobre desassoreamento ainda foi discutido na Escola Frederico Fendrich a convite da diretora Eliane Josete Bueno Greinert. A palestra do Departamento de Meio Ambiente teve propósito de complementar os estudos dos estudantes que nos dia 3 e 4 de novembro estarão em Florianópolis participando do Programa Parlamento Jovem, com a representação de cinco deputados eleitos pela escola e sete assessores, professores e coordenadores.

Na palestra foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo município para amenizar o desassoreamento e problemas com a enchente. Como os programa S.O.S Rio Limpo, São Bento Sempre Limpa, Recuperação de APP (Área de Preservação Permanente) Projeto de Lei de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) e todo processo para conquistar o licenciamento para desassoreamento de rios. Com todas as etapas de importância ambiental e atenção aos impactos gerados.


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br