sexta-feira, 18 de março de 2016

ATLAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU


ATLAS DO COMITÊ DO ITAPOCU
http://www.km26.com.br/


Após mais de um ano em construção, por várias mãos, e colaboração dos autores Anja Meder Steinbach; Carla Caroline Tomaselle; Cássio Rogério Eskelsen; Julio Cesar Refosco; Kaethlin Katiane Zeh; Karine Rosilene Holler e Marcelo Hübel, foi lançado no dia 17/03/2016 o Atlas da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, no auditório da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) em Jaraguá do Sul.

O Atlas é uma primeira edição construída em parceria e colaboração na forma de voluntariado, sendo muito bem ilustrado com figuras (111), mapas (16), tabelas (21), gráficos (19) e quadros (21), que ajudam na melhor interpretação e apresentação das informações. 
Errara Figura 56 - correto:
 Pica-pau-de barba-branca 
 Dryocopus lineatus 

Os textos são uma referência da Bacia do Itapocu sendo essencial como ferramenta de trabalho para a educação ambiental avançada com explicações que iniciam com “O que é bacia hidrográfica? ”, passando para uma evolução de conceitos e informações sobre a geografia, ocupação, desenvolvimento, biodiversidade, gestão de recursos, educação ambiental, sistemas de informação e sobre o próprio comitê, que envolvem a Bacia do Itapocu.

Karine Rosilene Holler e Marcelo Hübel

Dentre as fotos se destacam várias imagens de distintos atores como: Alexandre Schmitt dos Santos; Anja Meder Steinbach; Cassio Rogério Eskelsen; Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul ; Caldis Tomaselli; Secretaria Municipal de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Carla C. Tomaselli;  AMVALI; Comitê do Itapocu; Marcelo Hübel,  e também de detentores de patrimônio como parte das imagens de mamíferos (Puma, Irara, Quati, Cachorro-do-mato e Jaguatirica) feitos com equipamentos da Usina Rio Vermelho de Energia Ltda, dentro de seu de “Programa de Monitoramento de Mastofauna de Médio e Grande Porte”, sendo um dos exemplos da importância das contribuições de textos e imagens que fazem do trabalho voluntariado a complementação de uma obra que é estendida para organizações públicas, para a sociedade civil organizada e principalmente para a comunidade e escolas que recebem um material riquíssimo de detalhes, com informações valiosas de sua bacia, de sua realidade, dentro do contexto social e ambiental que estão inseridas, considerando os municípios de São Bento do Sul; Campo Alegre; Corupá; Jaraguá do Sul; Massaranduba; São João do Itaperiú; Barra Velha; Balneário Barra do Sul; Araquari; Joinville  e Schroeder, mas correspondendo as sub-bacias do Rio Humboldt; Rio Novo; Rio Jaraguá; Rio Putanga; Rio Itaperiú, Interbacia Rio Itapocu; Canal do Linguado; Rio Piraí e Rio Itapocuzinho.


Figura 40: Usina Rio Vermelho de Energia Ltda - Marcelo Hübel, 2015


Foto Divulgação do Comitê do Itapocu/AMVALI: Julio Cesar Refosco; Carla Caroline Tomaselle;  Kaethlin Katiane Zeh; Marcelo Hübel; Anja Meder Steinbach; Karine Rosilene Holler 

ATLAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU 

Apoio: Fehidro, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Amvali e SC Rural.

A organização é de Anja Meder Steinbach, Carla Caroline Tomasellii e Julio Cesar Refosco.

A  edição dos mapas é de Julio Cesar Refosco.

A edição e revisão de texto de Anja Meder Steinbach e Carla Caroline Tomaselli.

A diagramação é de Beatriz Sasse e Márcio Schalinski.

A foto de capa é de Cássio Rogério Eskelsen.

Os direitos reservados são da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI localizado em Jaraguá do Sul.

O Comitê do Itapocu apresenta como Presidente: Sérgio Victor Santini (CREA – SC Jaraguá do Sul); Vice-presidente: Leocádio Neves e Silva (FUJAMA) e Secretária executiva: Karine Rosilene Holler (AMVALI).

ATLAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU

CERIMONIAL 

Por: Anja Meder Steinbach & Carla Caroline Tomaselle


É uma grande alegria este momento,

Em q. gostaria de chamar todos os autores do  Atlas e dizer q. ele foi escrito a muitas mãos!!!

Relembrando a história

De quando iniciamos os trabalhos em 2012, a atividade de consultoria, junto à equipe de georreferenciamento da AMVALI, foram elaborados os primeiros mapas georreferenciados delimitando a bacia hidrográfica, com Júlio, Cássio e Karine do SIG/AMVALI.

De quando em 2013 foi elaborada a proposta pedagógica e implementado o curso para formação de educadores ambientais multiplicadores, para a gestão da BH do Rio Itapocu, houve 62 participantes.

Para este curso de formação elaboramos o que poderíamos chamar de semente ou croqui inicial do Atlas: a Cartilha que visou apresentar o comitê e o tema da Bacia Hidrográfica à comunidade. Sim ela foi o início do desenho deste sonho.

Em 2013 e 2014 foram implementados 7 cursos de EA em 5 municípios da bacia do Itapocu com 181 participantes. 

Aí já estava o sonho em Sistematizar o conteúdo programático aplicado no Ciclo de Cursos de EA para que mais pessoas, escolas e instituições que aqui vivem e atuam, tomassem conhecimento dos diversos aspectos, como físicos, biológicos, sociais, econômicos e institucionais, envolvidos na gestão da bacia hidrográfica do Rio Itapocu.

O sonho coletivo com a arquiteta Carla Tomaselli e o interesse em escrever um livro reunindo todo o conteúdo abordado na EA, sobre os vários aspectos que compõem a bacia hidrográfica.

A capacidade e potencial dos autores do Atlas que desenvolveram pesquisas e sistematizaram as informações para compor o Atlas.

Através de uma meta do Projeto FEHIDRO, implementado em 2014-2015, foi possível elaborar o Atlas da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.

O apoio e confiança da Diretoria do Comitê e do Conselho Consultivo, e das entidades membro  que nos permitiram ter autonomia para confeccionarmos o Atlas.

Parabéns e muito obrigada a todos que participaram deste longo e árduo processo no qual se buscou com rigor científico, numa linguagem acessível, retratar a realidade da bacia e o resultado dos trabalhos e pesquisas que vem sendo desenvolvidos pelo Comitê Itapocu de 2012 até 2014, com apoio de muitas pessoas que estiveram envolvidas e das instituições AMVALI, SDS/SC, do Fundo FEHIDRO e EPAGRI, Programa SC Rural.

Temos aqui um material único na nossa bacia, mesmo tendo a consciência de que ainda nos faltam muitos dados, também sabemos que conseguimos reunir informações importantes para o entendimento de que a bacia hidrográfica não é apenas esse fato físico de uma área por onde a água escoa em direção ao oceano, mas ela é formada, influencia e é influenciada por muitas relações, seja de clima, topografia ou relações sociais, em fim, é uma rede complexa e já sabemos que com todo o conhecimento que possuímos, agora, sem a desculpa da ignorância dos tempos passados, é nosso dever zelar por ela, pela nossa Bacia Hidrográfica.

Para finalizar gostaria de dizer que esta foi uma semente que germinou e se desenvolveu!

Muito obrigada! 

Anja Meder Steinbach




Foto divulgação do Comitê do Itapocu/AMVALI
Marcelo Hübel e Jonas Fernando Engel (Secretaria de Meio Ambiente de São Bento do Sul)