sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Plano de Manejo e APA de São Bento do Sul já são referências

22/10/2010

Plano de Manejo e APA de São Bento do Sul já são referências


Antes do início das atividades da APA (Área de Proteção Ambiental) Rio Vermelho, o Prefeito  Magno Bollmann e o Prefeito de Campo Alegre, Vilmar Grosskopf, conversaram da importância do estudo e definição do futuro das unidades de conservação, visto os interesses pelas semelhanças e conectividade com a APA Alto Rio Turvo.

Contudo nesta semana, o Prefeito de Campo Alegre, entusiasta pelo Consórcio Ambiental Quiriri, esteve reunido com o diretor de Meio Ambiente de São Bento do Sul, Marcelo Hübel, e o secretário de Saneamento Ambiental de Campo Alegre, Artur Fernando Bastos, para compreensão das ações desenvolvidas nos estudos da Unidade de Conservação em São Bento do Sul.

Em sua visão de planejamento socioambiental, Vilmar, entende que a APA (Área de Proteção Ambiental) do Alto Rio Turvo, de Campo Alegre, deve passar pelo Plano de Manejo. A APA do Alto Rio Turvo apresenta uma área de 7.000ha criada pela Lei Municipal 2.347 de 18/08/98. Para Campo Alegre o maior benefício da regularização é garantir o abastecimento de água do município, além disso são desenvolvidas diferentes atividades econômicas que seguem por anos de acompanhamento, como as minas de caulim, que algumas mineradoras exploram para a fabricação de louças.

Esta mesma característica econômica também é observada na APA Rio Vermelho/Humbold. Muitas particularidades são semelhantes entre as duas APA's devendo ser compatíveis de interesses e resultados para as duas unidades, tanto em características físicas como biológicas.

Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br