segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Encerrada primeira fase de campo do Plano de Manejo

18/10/2010

Encerrada primeira fase de campo do Plano de Manejo

da APA (Área de Proteção Ambiental) Rio Vermelho/Humbold, na fase de campo, a empresa Ecossistema concentrou a equipe no CEPA – Rugendas (Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais) localizado em Rio Natal. Na abrangência da APA foram marcados 10 pontos de referência para amostra do diagnóstico ecológico. Além das analises das características da fauna e flora e do meio físico ainda forma consideradas analises de interpretação de possíveis situações que podem ser encontradas na avaliação ecológica rápida com direcionamento para algumas possíveis ocorrências.

Nas observações do uso da terra no interior da UC (Unidade de Conservação) foram consideradas a avaliação da proteção à biodiversidade, silvicultura, mineração, pesca, ocupação humana, caça, agricultura, pastagem/criação de gado, extrativismo, entre outros. Em relação a Evidências de ameaças no interior da UC foram considerados na avaliação: a perda de habitats, perda de espécies, presença de espécies exóticas, presença de posseiros, represas, rodovia, assoreamento, alteração/ contaminação, desmatamento, queimadas entre outros.



Nas perspectivas de potencialidades no interior da UC foram verificadas a viabilidade: da pesquisa científica, educação e interpretação ambiental, recreação e ecoturismo, sítios de especial interesse, feições espeleológicas, proteção da biodiversidade, paisagens únicas/cênicas, cultura indígena, comunidade tradicional, sítios arqueológicos/paleontológicos entre outros. “A equipe de campo ficou impressionada com a formação da área e o estado de conservação, valorizando distintas particularidades como o Morro da Igreja, Braço Esquerdo, as distintas formações florestais e o potencial de fauna e flora”, conta Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente.

Como exemplo das observações dos estudos de fauna foram reconhecidos em campo vestígios de puma, cateto, veados entre outros. Enquanto a equipe de flora, reconhecia a grande diversidade de plantas e recolhia ramos com folhas, e quando possível, sementes e flores, para enriquecer o herbário, garantindo uma fonte de consulta para acadêmicos e afins.


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br