domingo, 2 de abril de 2017

Energia Renovável em São Bento do Sul

Palestra sobre energia renovável e usinas em São Bento é realizada


Em função do Dia da Água diversos eventos foram realizados durante a semana marcando a data comemorativa. O Departamento de Meio Ambiente alavancou uma nova proposta de apresentação com o foco na importância da água como fonte para geração de energia renovável, e uma palestra sobre o tema foi apresentada. 
A palestra foi ministrada no Instituto Federal Catarinense (IFC), e foram apresentados os formatos de trabalho baseados no tripé de sustentabilidade socioambiental, passando para dados estatísticos nacionais e internacionais da geração de energia por fontes renováveis e de fontes não renováveis como o petróleo, diesel e gás. 
Os gráficos foram visualizados em diferentes formatos e demonstraram o quanto o Brasil é rico na produção de energia renovável e em especial na energia por hidrelétricas. 
Parcerias - O governo não é autossuficiente na geração de energia e depende das empresas produtoras de energia para complementar o consumo estadual ou nacional. 
Contudo, foi evidente o crescimento exponencial da produção de energia térmica que partiu de 14% em 2001 para 28,2% em 2014 tendo aumento de 100% enquanto as hidrelétricas diminuíram de 82,1% em 2001 para 63,2% em 2014, representando uma perda de 23%. Entretanto a energia térmica é altamente poluidora e cara para produzir, afetando o bolso do consumidor. 
Usinas em São Bento do Sul - Após este tema de abertura a palestra foi conduzida para a realidade local. A Usina Rio Vermelho de Energia Ltda (URVE), localizada em Rio Natal, já produz energia por Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e por Central Geradora Hidrelétrica (CGH).
Na apresentação foram utilizadas as imagens da URVE como exemplo de todo processo de produção desde a barragem Ambursem e seu reservatório, até a tomada d'água, adução, chaminé de equilíbrio, chegando em detalhes da casa de máquinas onde se encontram as turbinas do tipo Francis. Na sequência foram apresentados os novos projetos que envolvem atualmente 4 CGH's e 3PCH's assim definidas devido a nova nomenclatura da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que alterou o limite da CGH de 1MW para 3MW e da PCH que alterou por consequência é de 3MW até 30MW, e acima desta potência a classificação passa para UHE (Usina Hidrelétrica). No entanto a URVE mantêm os 26,7MW do projeto inicial. 
A palestra demonstrou os avanços tecnológicos pelo uso de postes metálicos de até 50 metros de altura, que favorecem a permanência da vegetação abaixo da linha de transmissão. Também foi apresentado o funcionamento do TBM (Tunnel Boring Machine), importado da Alemanha especialmente para o projeto da URVE. 
Este equipamento faz os túneis, perfurando a rocha por entre os morros de rio Natal, para a condução da água, evitando assim o uso de tubos sobre o solo, e por consequência, o corte da floresta.
A palestra finalizou mostrando o programa de “Monitoramento de Mastofauna de Médio e Grande Porte” com imagens dos mamíferos capturados pelas armadilhas fotográficas. 
A palestra apresentou resultados animadores e uma exposição diferenciada da importância da água.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul