domingo, 2 de abril de 2017

Mudas de árvores nos bairros


Mudas de árvores nos bairros


A Artefama realizou na semana de 13 a 17 de março a sua SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho , e para marcar o encerramento da SIPAT, a empresa realizou a doação de 500 mudas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Cada funcionário teve a oportunidade de receber pelo menos uma muda de árvore exótica (néspera) ou nativa (cereja, araçá, pessegueiro-bravo, aroeira, guatambu, pinheiro, cedro e branquilho). As árvores entregues aos colaboradores da empresa  atingem ampla distribuição das espécies, atingindo praticamente todos os bairros, atendendo centenas de famílias que ao plantarem, exercem sua cidadania e contribuem para com o meio ambiente. 
O plantio das árvores favorece o ser humano e entre os mais vários fatores, beneficia o próprio homem, a fauna e a melhoria da qualidade do ar.  Quem plantou pode aproveitar os frutos, a sobra ou mesmo contemplar a observação das aves que apreciam os frutos. Estes muitas vezes não são frutos carnosos como o araçá ou a cereja, sendo pequenos, mas saborosos para os pássaros, como a aroeira ou o pessegueiro-bravo, mas que atrai sanhaços, sabiás entre outros. 
Outras árvores fornecem alimento até mesmo para os peixes, como no caso do branquilho, árvore que prefere beira de rios e ambientes úmidos, seus pequeninos frutos caem na água e alimentam diversas espécies de peixes.
 Ainda assim todas as árvores desempenham um papel importante na natureza, sequestrando carbono, fixando no tronco, raízes e galhos. Algumas pessoas levaram as árvores como o cedro e o guatambu, apenas para se usufruir da sobra e da beleza paisagística. Todas as árvores são importantes no ponto de vista ambiental, mas acima de tudo está o ser humano que exerce papel fundamental de preservação e zelo, como observado nesta distribuição de mudas.