terça-feira, 16 de março de 2010

Ecotrilha está sendo palco de pesquisa

16/03/2010

Ecotrilha está sendo palco de pesquisa


A trilha ecológica de São Bento do Sul despertou interesse na acadêmica de biologia da Universidade do Contestado de Mafra, Keila Alves do Prado. Orientada pelo professor Mário Fritsch, um dos maiores especialistas da área botânica de Santa Catarina, ela irá dedicar seus estudos ao tema até novembro.


A área da Ecotrilha pertence a Prefeitura Municipal, e está concedida para o Grupo Escoteiro Desbravador, localizado no Parque Marista. O local, além de ser utilizado todos os sábados pelos escoteiros, também recebe visitas direcionadas pelo Departamento de Meio Ambiente, como os estudantes, todas as quintas-feiras. Este é um trabalho inédito para São Bento do Sul, onde uma área pública é valorizada para fins de pesquisa, enriquecendo o conhecimento da Floresta Ombrófila Mista.

O projeto acadêmico vai definir as características de vegetação intrínseca da cidade. A pesquisa é a principal ferramenta de interpretação do ecossistema, permitindo o entendimento da diversidade ambiental, suas perspectivas de utilização de benefícios ambientais e sociais, além de garantir as estratégias de preservação. O estudo tem por finalidade levantar quais são as espécies existentes da “Família Lauraceae”, como são as canelas, imbuias entre outras.


Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br