quarta-feira, 17 de março de 2010

Projeto de reciclagem segue em ritmo intenso

17/03/2010

Projeto de reciclagem segue em ritmo intenso


Desde fevereiro, um novo método de coleta de materiais recicláveis vem sendo desenvolvido em São Bento do Sul. Aplicado no bairro Brasília, o projeto-piloto tem conseguido resultados surpreendentes, com um salto de 200 para 2.000 quilos de materiais recolhidos semanalmente.

Para acompanhar o andamento dos trabalhos, o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, acompanhado do Secretário de Agricultura, Edimar Geraldo Salomon esteve percorrendo as ruas do bairro e verificando a adesão dos moradores. “Fico muito feliz em ver essa grande participação popular. Vemos que a comunidade abraçou a causa”, observou Magno.

O trabalho vem sendo coordenado por Abel Volinger dos Santos e por Luiz Carlos Pedrozo, que em parceria com o Samae, Departamento de Meio Ambiente, e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Bento do Sul, recolhem os sacos sempre às quartas-feiras. “Sempre que um saco é recolhido, automaticamente outro vazio é deixado na residência”, explica Pedrozo. Os sacos de materiais recicláveis são na cor verde, para que haja uma fácil identificação durante o trabalho de coleta.

O prefeito Magno Bollmann destacou principalmente o aspecto social do trabalho, que além de contribuir para redução no volume de lixo encaminhado aos aterros sanitários, possibilita que a renda dos membros da cooperativa de catadores sofra um aumento. “Eles estão conseguindo um volume maior de volume e, consequentemente, conseguem um aumento da renda. Nossa função como Administração Municipal é justamente esta, mostrar a eles formas de aumentar sua renda por conta própria, os instrumentalizando, e não dando tudo. Assim, o programa se perpetua”, comentou o prefeito.



Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br