segunda-feira, 29 de março de 2010

Meio Ambiente realizou transplante de palmeira

29/03/2010

Meio Ambiente realizou transplante de palmeira


Com a instalação de um novo empreendimento em São Bento do Sul, colaboradores do Departamento de Meio Ambiente, a Secretaria de Obras e a empresa Villain, foram envolvidos na última quinta-feira, 25, para transplantar uma palmeira conhecida popularmente como Jerivá e cientificamente como Syagrus Romanzoffiana.

A espécie não é ameaçada de extinção, contudo precisa de autorização no caso de necessidade de corte. A atividade de transplante já ocorreu no início das obras de terraplenagem, quando em comum acordo, outras duas palmeiras também foram retiradas do local, com orientações e consentimento da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).



Seguindo os mesmos procedimentos de conformidade, após curto período de planejamento, foram iniciadas as atividades de transplante. A retirada da árvore foi uma necessidade emergencial, pois a mesma se enquadrava em área de risco, podendo comprometer o deslocamento de ônibus ou ainda a locomoção em restaurante e escritórios próximos.

O Jerivá retirado teve um melhor destino, complementando o paisagismo da praça em Serra Alta, onde também estão localizadas outras três palmeiras já transplantadas em dezembro de 2009.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br