terça-feira, 9 de março de 2010

São Bento do Sul terá diversas ações na Semana da Água

09/03/2010

São Bento do Sul terá diversas ações na Semana da Água


Dezoito anos atrás, mais precisamente no dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU), criava o Dia Mundial da Água, alertando para o consumo, racionamento e reflexão de como não desperdiçar este recurso natural, que em grande parte do mundo se encontra poluída, contaminada e escassa.

Pensando em provocar a reflexão e ações em prol da água e do meio ambiente, é que a Prefeitura de São Bento do Sul fez diversas parcerias para que a semana do dia 22 a 26 de março, esteja repleta de atividades voltadas para a comunidade e para os estudantes, público alvo das formas de conscientização.

O Departamento de Meio Ambiente, Defesa Civil, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Secretaria de Obras, Consórcio Ambiental Quiriri, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros são alguns idealizadores das diversas atividades.


Concurso sobre o Dia Mundial da Água

O objetivo é estimular a criação e ao mesmo tempo a conscientização dos alunos tanto do ensino fundamental, quanto do médio. Os estudantes que se inscreveram no concurso, tem até o dia 12 de março, para entregar os desenhos no Departamento do Meio Ambiente. Aqueles interessados em participar da apresentação cultural, tem até o dia 24 de março para confirmar a inscrição.

O evento de premiação acontecerá no dia 27 de março na Praça Getúlio Vargas, como forma de confraternização entre as escolas participantes e a comunidade. No dia, acontecerão as apresentações culturais como: dança, teatro, música, folclore, fanfarra, e cada participante ganhará um prêmio de participação.

S.O.S. Rio Limpo

Os parceiros estarão realizando mais uma etapa do programa S.O.S. Rio Limpo, na galeria do Rio São Bento. O objetivo é mobilizar diversos voluntários em prol da limpeza de rios e nascentes. Em 2009, foram retirados 13 metros cúbicos de lixo, na etapa do Rio Banhados e Rio Negrinho II. Já no bairro Rio Vermelho, foram encontrados copos plásticos, garrafas, sofá e um latão de 200 litros. No dia 18 de março, será feita uma vistoria na galeria do Rio São Bento, para no dia do S.O.S. Rio Limpo, a estratégia de trabalho esteja bem delineada.

Cuidado com a dengue

Devido a confirmação de três focos de dengue no município, o Centro de Vigilância Sanitária, fará um trabalho intensivo no Programa da Saúde da Família (PSF´s), englobando os bairros Lençol, Urca, Cruzeiro, Serra Alta e Centenário. A equipe irá trabalhar em ações adequadas para eliminação da dengue, e formas de conscientização.

Parque Hortoflorestal

O Samae irá realizar o trabalho de monitoramento de alguns rios do município, oportunizando assim dados estatísticos e indicadores da qualidade da água. Em 2009, foram realizadas coletas em parte do Rio Banhados, Rio São Bento e trechos de Campo Alegre.

A autarquia ainda irá inaugurar o Parque Hortoflorestal, na Avenida dos Imigrantes, no bairro Brasília. O projeto visa promover a conservação da biodiversidade da flora e fauna, atendendo assim aspectos ambientais da região.

Serão produzidos e disponibilizados mudas de árvores nativas para projetos de composição e restauração da cobertura vegetal, incentivo a arborização possibilitando pesquisas ambientais, parcerias e visitas também no setor educacional. O local é uma oportunidade para a comunidade usufruir de espaços de passeio aproximando assim o convívio com a natureza.  

Trilha Ecológica

A “Ecotrilha”, inaugurada em fevereiro, nas proximidades do Novotel, já tem agendado diversas visitas dos estudantes, com o foco na água. Com o propósito de disseminar o conhecimento da fauna e flora da região, é outra ótima oportunidade de aproximação com o meio ambiente.

De acordo com o Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, o somatório das parcerias faz trazer para a semana da água, diferentes ações de importância e com resultados compensadores para a coletividade. Existem atividades e oportunidades de participação do ensino infantil ao ensino superior.

Programa Intermunicipal de Água

O Consórcio Ambiental Quiriri, vai apresentar através da Bióloga Leôni Fuerst, o Programa Intermunicipal de Água para o público universitário, com o intuito de deflagrar ações conjuntas e integradas para a melhoria da qualidade das águas, bem como sua manutenção, através do monitoramento sistemático das águas superficiais, diagnóstico dos aspectos físicos dos cursos d'água e educação ambiental e sanitária. 



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br