segunda-feira, 15 de março de 2010

Gavião ameaçado de extinção é encontrado em Rio Natal

15/03/2010

Gavião ameaçado de extinção é encontrado em Rio Natal


Um atendimento curioso registrado pelo Departamento do Meio Ambiente de São Bento do Sul, foi o aparecimento de um gavião, chamado cientificamente de Leucopternis lacernulata e popularmente conhecido como Gavião-Pombo ou Gavião-Pombo-Pequeno. A espécie foi encontrada pelo filho de uma moradora do Rio Natal, na beira da estrada.

Ao realizar o atendimento, os colaboradores notaram que o gavião era muito dócil, apresentando a cauda e ponta das asas com as penas gastas, além do ventre amarelado de terra, que demonstrou ser uma ave que anda e não voa, justificado pelo Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, que a recuperação não foi perfeita, pois a probabilidade é de quebra da asa, sem recuperação total na junção dos ossos.


A moradora estava tratando o gavião com peixe, e foi recomendado substituir por carne moída, e se possível colocar algum inseto entre o bolo de carne. Ela também adaptou o galpão onde a ave está, com poleiros de diferentes diâmetros, para o gavião exercitar a musculatura dos dedos.

O Departamento de Meio Ambiente vai complementar o registro de atendimento e enviar para a Polícia Ambiental de Joinville, para possível encaminhamento a um zoológico. Enquanto isso, a residente de Rio Natal faz questão de cuidar do gavião durante o período de espera.

Quem é pego caçando pela Polícia Ambiental, tem a arma apreendida e pode pagar multa de R$10 mil, neste caso, por ser uma ave com risco de desaparecer. Mas os crimes ambientais estão sujeitos a interpretação, e a multa pode chegar em até R$ 50 milhões, respondendo por um ou mais processos sendo o: civil, penal e administrativo.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br