sexta-feira, 19 de março de 2010

Menos lixo encontrado em vistoria

19/03/2010

Menos lixo encontrado em vistoria


Através da união de Bombeiros, colaboradores do Departamento do Meio Ambiente, Defesa Civil, Centro de Vigilância à Saúde, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e com a participação do vice-prefeito Flávio Schuhmacher, foi possível na manhã de quinta-feira, 18, realizar uma primeira vistoria na galeria do Rio São Bento.

A ação foi com o objetivo de mobilizar voluntários para o S.O.S Rio Limpo, e ao mesmo tempo verificar as condições, focando um comparativo desde a última vistoria, realizada em 2009. De acordo com o Diretor do Departamento do Meio Ambiente Marcelo Hübel, havia a presença de material plástico e madeira, além de um acúmulo de sedimentação. “Na minha primeira avaliação, desde a última vistoria, o espaço está mais amplo e em relação ao lixo, mais limpo, porém com o relatório em mãos, poderemos precisar mais os dados. Também foi encontrada uma árvore com cerca de 6 metros, empurrada pela força da águas. Provavelmente esta árvore seja um dos sinais de deslizamento visto antes de entrar na galeria”, relatou.

Ele informou que para a segunda vistoria, será necessário o uso de motosserra para desobstruir a passagem da água provocada pela árvore, sendo necessário a retirada de outros materiais, inclusive parte de uma ponte e porta.

Flávio, que acompanhou os trabalhos, relatou da importância da ação. “Esse trabalho preventivo é a parte mais importante, pois aliado a prevenção, vem a conscientização de preservar todo o meio ambiente”, analisou. Segundo os técnicos, desde a vistoria do ano passado, não houve aumento no número de objetos encontrados.

O próprio Departamento está protocolando na Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), a solicitação de autorização para desassoreamento da galeria. Logo após da segunda visita a galeria, a Defesa Civil juntamente com os outros parceiros, irão elaborar o relatório final para análise de um comparativo, e planejamento dos trabalhos futuros. A ação integra o cronograma das atividades sobre a Semana da Água.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br