terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann está desenvolvendo estudos científicos.


23/10/2012

Museu Natural não é só exposição

O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann está desenvolvendo estudos científicos.
Paulo Schwirkowski e Paulo Santos Lima estão realizando coletas em São Bento do Sul, no único campo natural existente no município. O local que corresponde a uma área de 86 hectares (860.000 m²) nunca foi explorado pela pesquisa científica.
Paulo Schwirkowski coletando em campo natural de São Bento do Sul


Existe no local uma predominância de gramíneas, mas também espécies de Ericáceas, Iridáceas, Asteráceas. “Muitas espécies são exclusivas desta área, ou seja, não são encontradas em outras áreas de São Bento, possivelmente existem espécies novas por lá”, relata Paulo Schwirkowski. As espécies coletadas são cuidadosamente condicionadas em papel ornal, submetidas por pressão e levadas para uma estufa, construída no museu. Quando as plantas coletadas estão desidratadas são presas em cartolinas, identificadas e arquivadas em pastas, obtendo um material de valor científico, como registro e arquivamento para posterior consulta. Após este processo as plantas são denominadas exsicatas e que estarão prontas para compondo o futuro herbário do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann.

O Museu também apresenta contato com outras instituições e compartilha a duplicidade de material com o MBM - Museu Botânico Municipal de Curitiba, terceiro maior herbário do Brasil, e para o herbário ICN, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para arquivamento e pesquisa, e também está buscando parceria com os herbários da UFSC e FURB. As coletas ocorrem em todas as estações do ano, para assim também conseguir as flores e sementes das espécies.

As coletas também fazem parte do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Jangada do acadêmico de Ciências Biológicas Paulo Santos Lima. Além do estudo botânico também nos dias 20 a 30 de outubro o Dr. Paulo Garcia e Estevão Comitii, com apoio do Museu Natural, estarão desenvolvendo estudos com herpetofauna no mesmo Campo Natural pela Campanha do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Anfíbios com recursos do ICMBio. “O Museu Natural cresce em sua estrutura e importância regional, estadual e nacional, em três situações: para o desenvolvimento da pesquisa científica; para visitas de turistas de toda parte do Brasil e até de outros países e de complemento para educação ambiental”, afirma o biólogo Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul.


Fontge: Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - MTb/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br