quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Museu Natural na 6ª Primavera dos Museus


25/09/2012
Museu Natural na 6ª Primavera dos Museus

Até o dia 30 de setembro, quem for ao Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann terá a oportunidade de visitar quatro exposições preparadas para compor a programação da 6ª Primavera dos Museus.
Contemplando todo o território nacional, a Primavera dos Museus é uma realização do  Instituto Brasileiro de Museus e, em São Bento do Sul, a programação especial visa motivar a visitação e despertar o senso crítico das pessoas sobre os diferentes temas tratados em exposição.

Em uma das exposições, destaque para duas fatias de uma tora de araucária com 277 anos de idade. As peças foram retiradas após a árvore ser doada ao Museu pela Associação de Moradores do Parque Mariane. “A araucária tombou com a ação do vento em 2010 e pelas fatias retiradas da base, os anéis de crescimento revelaram que a árvore apresenta 277 anos de idade”, conta o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

Sala Botânica




Na exposição os anéis de crescimento revelam eventos históricos, culturais e ambientais. A primeira marcação tem o nascimento da árvore, datada de 1735. Outra informação é o início da colonização, em 1873, a Conferência de Meio Ambiente ECO 92 entre outras. “É um fato curioso, antes mesmos de nossos imigrantes terem marcado presença neste local, esta árvore já existia, e com a referência de datas os estudantes e visitantes entendem a relação dos anéis com a idade da árvore”, explica Hübel.

Sala Ivo Rank
No Museu também ocorre a exposição de fotos de aves do Clube dos Observadores de Aves da Mata Atlântica (Coama), mostrando imagens das 114 aves registradas nas nascentes do rio Cachoeira. No local também está exposta duas onças pintadas. “Por empréstimo da família Pfutzenreuter, a onça está deitada sobre uma tora, dentro do diorama que representa a APA Rio Vermelho/Humbold”, destaca o diretor.

A outra onça pintada foi emprestada pela família Rückl, de Rio Negrinho, e foi caçada em Serro Azul, Planalto Norte Catarinense. Ambas apresentam cerca de 40 anos. “A onça pintada é extinta de nossa região, é um registro que não teremos mais, mas está no Museu como fonte de educação ambiental para não passarmos pela extinção de outras espécies”,  enaltece Marcelo.
"Bolacha" de Araucaria angustifolia de 277 anos - Parque Mariane - São Bento do Sul 

No Museu também está exposto bandeja, catálogos e pinturas científicas de Jozsef B. Bácsfalilusi, conhecido como Dodi. “Os pertences pessoais do Dodi são importantes registros da ciência de nossa região, no Museu Natural as pessoas podem conferir o histórico de vida deste auto didata que registrou seu conhecimento e agora temos a oportunidade de revelar”, finaliza o diretor.


Para visitar as exposições o Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann está atendendo em horário diferenciado. De segunda a sexta-feira abre suas portas até as 19 horas, e nos finais de semana, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30.


O quê: Eventos da 6ª Primavera dos Museus
Quando: De 24 a 30 de setembro.
Onde:  Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, localizado na SC 301, esquina com Rodovia dos Móveis em Oxford (Trevo de acesso para Curitiba)
Horário: De segunda a sexta-feira até as 19 horas, e nos finais de semana, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30.
Quanto: Entrada gratuita


Prefeitura de São Bento do Sul – Viviane Miranda
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br
http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/9884