sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PSA no 1º Seminário de Sustentabilidade Ambiental do Comitê Antas, nos municípios de Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Maravilha

        25/10/2012 09:42

Extremo Oeste de Santa Catarina recebe modelo de PSA de São Bento do Sul



           O Programa de Pagamento de Serviços Ambientais “Produtor de Água do Rio Vermelho” que submete a ações de preservação de água que abastece os cerca de 75.000 habitantes de São Bento do Sul, recebeu reconhecimentos e premiações de nível nacional. O município virou vitrine do tema ambiental sendo procurado por diversos municípios, no momento que tramita em nível federal as perspectivas de valoração ambiental em forma de pagamento aos proprietários que preservam os recursos naturais. 
          Nesta semana o Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel, realizou palestras no extremo oeste catarinense, por convite e apoio de custos do Comitê Antas organizador do I Seminário de Sustentabilidade Ambiental, pelo engenheiro Mateus Borges Tengaten e mestre Sisse Abdalla com atividades do dia 23 a 25 de outubro. 
           O primeiro dia de palestra ocorreu na cidade de Dionísio Cerqueira, divisa com a Argentina e Paraná. A palestra realizada na câmara de vereadores contou com a participação de um público de 70 pessoas. No segundo dia a palestra ocorreu em Itapiranga, cidade que faz divisa com a Argentina e Rio Grande do Sul pelo Rio Uruguai, contando novamente com um público próximo de 60 pessoas. Já no último dia, a palestra foi realizada em Maravilha tendo um público superior a 70 pessoas com presença de maior número de políticos na representação de municípios regionais e de representações de nível estadual. “Fiquei impressionado com a participação do público, interessado pelo mecanismo de PSA, que sinaliza a vontade de implantação do modelo semelhante que desenvolvemos”, disse Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente. 
            A apresentação inicia com o vídeo institucional que divulga o município de São Bento do Sul na economia, cultura e tradição. Após é apresentada a palestra propriamente, com a experiência vivenciada na prática do PSA com todas etapas de implantação, considerando as reuniões de gabinete, parcerias, elaboração do programa com embasamento científico, objetivos, formas de valoração, pontuação de ações ecossistêmicas, definição de legislação, implantação em campo, reconhecimento, premiações, cadastro, vistorias, finalizando com outro vídeo, agora sobre o PSA. 
        A palestra promoveu a discussão entre os diferentes grupos participantes do poder público, associações de municípios, sociedade civil, universidade, sindicatos, técnicos entre outros formadores de opinião. Em todas apresentações foram manifestados agradecimentos e perspectivas de desenvolvimento do PSA dentro da realidade do extremo oeste do estado, nas áreas de influência do Comité Antas. “A implantação e sucesso do PSA depende da força do poder político; do desenvolvimento técnico; da motivação da sociedade civil organizada; do fundo pagador e do trabalho de conscientização do provedor” finaliza Marcelo Hübel. 
             Também foi proferida palestra sobre restauração de área degradada como o título “Experiências em recuperação de Matas Ciliares” proferida pelo Eng. Florestal Leandro da Rosa Casanova da ONG APREMAVI de Rio do Sul.

Fonte: http://www.cezarmiranda.com/novo/noticia.php?id=62721




Nos dias 23, 24 e 25 de outubro aconteceu o 1º Seminário de Sustentabilidade Ambiental do Comitê Antas, nos municípios de Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Maravilha, respectivamente.


http://www.aguas.sc.gov.br/comite-antas


PROGRAMAÇÃO:

Datas e locais:

* 23 de outubro – município de Dionísio Cerqueira, auditório da Câmara de Vereadores, rua Waschinton Luiz nº150, Centro;

* 24 de outubro – município de Itapiranga, auditório da SICOOB, rua do Comércio nº110, centro;

* 25 de outubro – município de Maravilha, auditório da AMERIOS, Avenida Euclides da Cunha nº 160 centro;

Horário: 13h 30min às 17:30 horas. 


Publico alvo:
•Prefeituras Municipais (Prefeito, Vereadores, Secretária de Agricultura, de Meio Ambiente, de Educação);
•Poder Publico (Epagri, Fatma, Cidasc, PM Ambiental, Sdr’s, Promotoria, Defesa Civil);
•Associações de Municípios (AMEOSC e AMERIOS);
•Técnicos da Área Ambiental e Acadêmicos;
•Sindicatos dos Trabalhadores e Produtores Rurais da região;
•Agricultores; •Sociedade Civil e Usuários de Água.

Objetivo:
Apresentar informações, instrumentos, estratégias e metodologias para efetuar a conservação e restauração das matas ciliares e áreas sensíveis para promover qualidade, quantidade e regulação do fluxo de água no âmbito da Bacia Hidrográfica das Antas e Bacias Contíguas. Estimulando os atores da bacia (Poder Publico, Sociedade Civil e Usuários de Água) a criar mecanismos de incentivo financeiro aos proprietários rurais que aderirem ao Pagamento por Serviços Ambientais - PSA, a fim de proteger os mananciais e adequar as propriedades rurais à legislação ambiental.

Palestrantes:
- Leandro da Rosa Casanova – Engenheiro Florestal (APREMAVI) “Experiências em recuperação de Matas Ciliares”;

- Marcelo Hübel – Biólogo - ”Pagamento por Serviços Ambientais” (PSA) - Produtor de Água do Rio Vermelho, São Bento do Sul, SC.

Mateus Borges TengatenEngenheiro Ambiental
Programa Santa Catarina Rural - SDS/DRHI
Gestão de Recursos Hídricos



Comitê Rio das Antas: Msc. Sisse Abdala, Mateus Borges Tengaten e
palestrantes Marcelo Hübel e Leandro  da Rosa Casa Nova

Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira
Edemilso Stusi Gerente de Desenvolvimetno Econômico Sustentável SDR - Prefeito de Dionísio Cerqueira  Flavio Berteli - Presidente Comitê Rio das Antas Alessandro Tiesca Pereira - Normélio Menegasso Gerente Regional SDR.

Marcelo Hübel palestra de PSA na Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira



Inscrições em Itapiranga 


Rolf Trebian Secretário da SDR e Giovani Teixeira (Seara Alimentos) conselheiro do Comitê Rio das Antas em Itapiranga

Marcelo Hübel palestra  de PSA em Itapiranga - SC



Marcelo Hübel palestra de PSA em Maravilha - SC

Marco Orso AMERIOS - Presidente do Comitê Rio das Antas Alessandro Tiesca Pereira - Secretário da SDR de Maravilha Valci Dal Maso e Deputado Estadual Dirceu Dresh