quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Prêmio Onda Verde - PSA é novamente destaque


24/09/2012

PSA é novamente destaque

O Programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA rendeu a São Bento do Sul um dos mais importantes prêmios ambientais do sul do País.
Durante o Fórum de Gestão Sustentável 2012, sexta-feira (21), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o prefeito Magno Bollmann recebeu o Troféu Onda Verde, do 19º Prêmio Expressão de Ecologia. A premiação foi entregue pelo diretor de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Mário Hirose.

Prefeito Magno Bollmann recebeu o Troféu Onda Verde


O município foi premiado na categoria Gestão Ambiental pelas ações desenvolvidas no Programa “PSA - Produtor de água do Rio Vermelho”, que visa incentivar a preservação e recuperação das margens do Rio Vermelho / Humbold, responsável pelo abastecimento de água da cidade.

Para isso, produtores rurais recebem pagamentos pela preservação ambiental nas propriedades envolvidas com a prestação de serviços. O programa foi implantado em 2011 e, atualmente, 18 proprietários estão inscritos, onde os pagamentos totalizam R$ 11.013,81.

Para o prefeito Magno Bollmann, a premiação é fruto da união de esforços. “Onde existe seriedade e competência no trabalho executado e, acima de tudo, preocupação com o meio ambiente e com o próximo, os resultados só poderiam ser estes. Mais uma vez, o PSA prova que existem formas de preservação sem que os proprietários das terras sejam prejudicados”, disse.

Presente na solenidade, o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, lembrou  das primeiras reuniões para criação do PSA e do trabalho realizado com os proprietários. “Graças a confiança dos proprietários, adquirida pela equipe durante as reuniões, é que o programa é referência no Estado, onde recebemos visitas de representantes de inúmeros municípios que querem conhecer o sucesso deste grande programa ambiental”, conta.

O Prêmio

Organizado pela Editora Expressão, o Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993,  um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro - Eco 92 - quando se multiplicavam as barreiras comerciais não-tarifárias que cobravam dos exportadores uma correta postura ambiental. A ideia era divulgar as ações ambientais das empresas e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho.

Os organizadores estimavam que o prêmio se esgotasse em cinco anos, quando os melhores cases fossem premiados. Porém, o Prêmio Expressão de Ecologia surpreendeu e além de tornar-se o maior do país no segmento empresarial, mesclou-se com o aumento de conscientização dos empresários e novas ações ambientais explodiram, como educação ambiental, gestão, manejo florestal, reciclagem, aterros industriais, maior mobilização de prefeituras e ONGs.


Prefeitura de São Bento do Sul – Viviane Miranda
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br
http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/9879