quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BAND TV - PSA será exemplo para Santa Catarina






11/10/2012

PSA será exemplo para Santa Catarina

São Bento do Sul é novamente destaque no Estado.
Prefeito Magno Bollmann
Na terça-feira (9), equipe da emissora Band Santa Catarina visitou o município para conhecer o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA. Durante o dia, filmagens pelo interior e conversas com os produtores rurais inscritos no programa fizeram parte do roteiro. Tudo será exibido no Programa Sustentar.



Com o objetivo de conhecer iniciativas sustentáveis de sucesso, o Programa Sustentar visa, com auxílio de pesquisadores e especialistas, difundir as ideias para que sejam reaplicáveis no Estado. “Mais uma vez o município é modelo para Santa Catarina. Quase todos os dias somos procurados por cidades do Brasil para explicarmos como o PSA funciona e como deu tão certo”, comemora o prefeito Magno Bollmann, que durante a manhã recepcionou a equipe em seu gabinete, onde explicou sobre o programa.

Para o prefeito, com o sucesso e a difusão do Programa, novos produtores rurais querem participar e auxiliar na preservação e recuperação das margens do Rio Vermelho / Humbold. “Tanto que estamos com aproximadamente 30 agricultores interessados em participar”, conta.

Presidente do SAMAE Jean Marcelo Fuck



Á tarde, a equipe percorreu o interiro do município e conversou com alguns produtores rurais inscritos no PSA. A gravação do programa em São Bento do Sul vai ao ar no final de outubro. “A data ao certo vai ser confirmada pela emissora, mas será no final deste mês”, conta o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.



PSA

O Programa “PSA - Produtor de água do Rio Vermelho” visa incentivar a preservação e recuperação das margens do Rio Vermelho / Humbold, responsável pelo abastecimento de água da cidade. Para isso, produtores rurais recebem pagamentos pela preservação ambiental nas propriedades envolvidas com a prestação de serviços. O programa foi implantado em 2011 e, atualmente, 18 proprietários estão inscritos, onde os pagamentos totalizam R$ 11.013,81.

BAND TV - SUSTENTAR- Imagens do PSA em São Bento do Sul
Produtor Felipe Sanocki - Reporter Bruna Dutra
Produção Sustentar - e Diretor Marcelo Hübel

Sustentar


O Programa Sustentar visa conhecer iniciativas sustentáveis - de sucesso e que possam ser - promovidas por Instituições públicas ou privadas de modo a integrar a divulgação científica à reportagem com auxílio de pesquisadores e especialistas.

Cada edição tem um tema onde é apresentado acompanhado de case de uma Empresa, Instituições públicas ou privadas, Ongs, ou mesmo atos individuais sobre ações relacionadas à gestão socioambiental e demais ações sustentáveis. O programa vai ao ar todo domingo, das 9 às 9h30.


Prefeitura de São Bento do Sul – Viviane Miranda
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br
http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/9899