09/11/2011 16:16
Representantes de municípios visitam São Bento do Sul e conhecem o programa PSA
São Bento do Sul - O prefeito Magno Bollmann recebeu a visita de representantes de dois municípios catarinenses interessados no programa Produtor de Água do Rio Vermelho, definido pelo Pagamento de Serviço Ambiental. Na manhã de quinta-feira, dia 3, a visita foi de Patrícia Zimmermann, Oceanógrafa da Prefeitura de Balneário Camboriú, e de Claudio Klemz, da ONG The Nature Consevancy (TNC), que conheceram o PSA em reunião com o Departamento de Meio Ambiente. À tarde, após visita em campo, participaram de uma reunião com o prefeito Magno Bollmann.
Na sexta-feira, dia 4, um grupo interdisciplinar formado por 9 pessoas da cidade de Indaial também conheceu o PSA. Juntamente com representantes do Rotary Club, Casan e Prefeitura de Indaial, participaram de uma palestra no Departamento de Meio Ambiente, sobre o PSA dos estudos iniciais em 2009, formulação de lei, programa, decreto e primeiro pagamento em 2010.
À tarde, foram recepcionados pelo prefeito, que apresentou a trajetória do Consórcio Intermunicipal Quiriri e a inserção cultural e gradual da importância da preservação como oportunidade de implantação de projetos e ações ambientais como o PSA, Plano de Manejo da APA Rio Vermelho/Humboldt, Museu Natural, entre outros programas.
Segundo Magno, o programa atribui valoração de serviços ecossistêmicos para produtores e proprietários das margens do Rio Vermelho, por preservarem o ambiente. “Num conjunto de ações, garantimos assim a qualidade e quantidade de água no manancial que abastece São Bento do Sul, além de melhorar o desempenho ambiental da região”, disse.
“O PSA é um programa de resultados de médio e longo prazo. É a garantia da água para as próximas gerações e estamos sendo reconhecidos por diversos municípios com solicitações de orientação por visitas, e-mail e telefone. É muito compensador poder colaborar com a expansão deste projeto”, conta o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
Programa
O programa para manutenção dos recursos hídricos envolve 18 indicadores que são transformados em valoração e retorno econômico aos proprietários cadastrados, trazendo diferentes benefícios ambientais na preservação da fauna, flora, sequestro de carbono, entre outros.
O PSA será apresentado durante a “Semana Tecnológica”, no dia 24 de novembro, no Novotel. O evento é organizado pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e é coordenado pelo professor Eduardo Miguel Talmaskt, da CEPLAN (Centro de Educação do Planalto Norte) de São Bento do Sul.