sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Programa de Pagamento por Serviço Ambiental é referência no Estado

25/11/2011

Programa de Pagamento por Serviço Ambiental é referência no Estado

O Departamento de Meio Ambiente participou, na terça-feira (22), do Seminário de Desafios da Agricultura Familiar, na Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL, em Tubarão. No evento foi apresentado o modelo de Pagamento por Serviço Ambiental, com o programa Produtor de Água do Rio Vermelho, referenciado como um fortalecimento para a preservação ambiental e fomento de sustentabilidade para o produtor rural.
 
 
AMUREL

O diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, demonstrou todas as fases de implantação do PSA, desde a fase de planejamento até os resultados atuais, com adesão de 36,7% de inscritos do total previsto. Na ocasião foram expostos os 7 banners do PSA e distribuídos folders e CD's. “Atualmente somos muito procurados para apresentar o PSA, que é o primeiro implantado no Estado. Já recebemos vários municípios em São Bento do Sul, além de atender por e-mail e ligações de telefone. Nesta apresentação direcionamos para 13 municípios da AMUREL”, conta o diretor.

O evento impulsionou ainda a discussão para regulamentação da lei estadual sobre PSA, que deve, no próximo ano, contemplar os primeiros municípios do Estado com recursos para implantação deste programa voltado para o reconhecimento da valoração ambiental.
Marcelo Hübel Apresentando PSA "Produtor de Água do Rio Vermelho" AMUREL 22/11/2011

Também foram proferidas palestras da Engenheira Chistianne Belinzoni de Carvalho, consultora da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que relatou sobre o Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivares de Tabaco, e do prefeito de São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchin, palestrando sobre a Agricultura Familiar. Na mesma temática o Deputado Dirceu Dresch palestrou sobre os benefícios e encaminhamentos do PSA e o fortalecimento da Agricultura Familiar.



Deputado Dirceu Dresch  - AMUREL


Prefeito Alex Sandro Pereira Bianchin de São João do Sul

Exposição PSA "Produtor de Água do Rio Vermelho" - AMUREL

Exposição PSA "Produtor de Água do Rio Vermelho" - AMUREL