quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Comitê do PSA realiza últimas vistorias do ano

10/11/2011

Comitê do PSA realiza últimas vistorias do ano

Um dos grandes projetos criados pela atual administração é o “Programa Produtor de Água do Rio Vermelho”. Este programa beneficia os proprietários de terras com “Pagamento de Serviço Ambiental – PSA”.

Durante o ano a equipe do Meio Ambiente através do seu diretor, biólogo Marcelo Hübel, realiza as vistorias nas propriedades inscritas no PSA para avaliar se todos os requisitos como ações de proteção ao meio ambiente e ao manancial de água que abastece o município de São Bento do Sul estão sendo cumpridos.

Assim sendo, nesta semana foi realizada a última vistoria do ano de 2011, onde foram visitadas 6 propriedades. Segundo Marcelo, avaliados todos os requisitos obrigatórios do PSA, os proprietários receberão os benefícios financeiros determinados pelo programa.



Indicadores

Os 18 indicadores de valoração do PSA, verificados em cada vistoria nas propriedades inscritas no programa são:
1. Em relação a APP do Rio Vermelho, se apresenta recuperação ou é conservada;
2. É pequeno produtor local;
3. Possui obras de benfeitoria em APP;
4. Animais domésticos visitam a APP para beber água;
5. Promove o turismo ecológico;
6. Faz adensamento em mata secundária;
7. Possui as áreas de preservação permanente, além do Rio Vermelho, em bom estado de conservação;
8. Possui a reserva legal formada por vegetação nativa e bom estado de conservação;
9. As áreas de vegetação nativa (incluindo RL, mas não APP) está conectada a área de vegetação nativa de algum vizinho;
10. A reserva legal da propriedade esta conectada a parte da APP da propriedade;
11. Faz agricultura orgânica (produção certificada);
12.Apresenta as nascentes da propriedade preservadas com vegetação em 50m de circunferência; 13. Possui sistema de tratamento de esgoto distante mais de 100m. do curso d' água mais próximo, fossa e filtro ou zona de raízes;
14. Existem técnicas eficazes de controle de erosão ou leve sedimentação;
15. Ocorre fertilização na prática da agricultura que pode causar eutrofização;
16. Apresenta área de APP superior a 30m do rio e 50m da nascente;
17. Apresenta uma ou mais espécies invasoras, sem controle, na propriedade;
18. Apresenta área de preservação além da APP e RL.


Participantes

Até o momento são 17 inscritos que atendem o maior número possível dos 18 indicadores ambientais transformados em valoração ambiental por pontuação e conversão em fórmula para transformar os valores ecossistêmicos em valor econômico ao proprietário inscrito.

Os proprietários recebem pela área em recuperação e pela área preservada. Nos próximos dias todos inscritos receberão visitas com material informativo do PSA, avaliação da propriedade e sugestão de melhoria ambiental para melhorar o desempenho de valoração. “A continuidade do programa depende de um acompanhamento contínuo como previsto pela metodologia do Consórcio Intermunicipal Quiriri”, destaca Marcelo Hübel.

Palestra

Fortalecendo a divulgação e o entendimento do PSA, a Faculdade de Engenharia Industrial Mecânica da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) campus CEPLAN (Centro de Educação do Planalto Norte), através do curso de Introdução à Engenharia Ambiental, na disciplina do Professor engenheiro Charles Costi, recebeu a palestra sobre a implantação e atuação do modelo de Pagamento de Serviço Ambiental de São Bento do Sul, proferida pelo biólogo e diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel. “Os trabalhos com universidades são de grande importância para o fortalecimento do programa no município”, completa Marcelo.