terça-feira, 8 de novembro de 2011

Agricultores recebem incentivo para produção de orgânicos

07/11/2011

Agricultores recebem incentivo para produção de orgânicos

O projeto visa incentivar o cultivo de produtos orgânicos e abrange agricultores da Bacia do Rio Vermelho

O prefeito Magno Bollmann fez a entrega oficial de dez estufas para agricultores de São Bento do Sul na manhã desta sexta-feira (04). O projeto visa incentivar o cultivo de produtos orgânicos e abrange agricultores da Bacia do Rio Vermelho. A inauguração da primeira unidade, e que marca a entrega das outras nove instaladas no município, foi para o proprietário do terreno localizado no bairro Schramm, Erico Liebl.

Magno ressaltou a forma como o projeto pode atender agricultores da área rural e urbana de São Bento. “A agricultura do município tem um grande diferencial, pessoas que moram nas áreas urbanas também tem seu espaço para cultivo de alimentos. A instalação dessa estufa aqui no bairro Schramm mostra que é possível as pessoas buscarem alternativas, seja para melhorar renda como também para melhorar a qualidade de vida com o cultivo de produtos orgânicos”, alega o prefeito.

Na propriedade do Erico a produção em estufas já havia sido iniciada. “Tinha duas pequenas unidades onde cultivava alguns produtos para consumo próprio, agora com a instalação de uma estrutura maior e com o apoio da Prefeitura a produção será aumentada e comercializada”, relata o agricultor. A estrutura ocupa área de 500 metros quadrados e inicia com a produção de tomates, rabanetes, alface e batatinha.

Todos os demais agricultores beneficiados com o projeto das estufas participaram do ato de inauguração. “Muitas são as vantagens desse programa, mas um merece destaque que é a produção livre de agrotóxicos”, afirma o secretário de Agricultura Edimar Geraldo Salomon. O secretário falou ainda do aumento considerável na emissão de notas de produtor rural, as quais demonstram o crescimento do setor e o retorno de agricultores à atividade rural. “O último senso apontou que cerca de 3577 pessoas vivem na área rural”, acrescenta.

A implantação das estufas é uma parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia e Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, cujos investimentos totalizam R$ 145 mil.

Credenciamento

Os dez agricultores participantes do projeto formam uma associação, e com o apoio da Prefeitura também terão a certificação dos produtos. A certificação é feita através da associação que contrata, por meio de licitação, a empresa que fará a visita anual aos produtores. “O selo de orgânicos é muito importante para a comercialização dos produtos e para os agricultores é uma conquista”, reforça o secretário Edimar Salomon.

Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski–MTB/SC 3902-JP
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br