sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tora de imbuia compõe acervo do Museu Natural Entomológico

27/10/2011 14:43

Tora de imbuia compõe acervo do Museu Natural Entomológico

São Bento Do sul - O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, localizado em Oxford, no trevo de acesso para Curitiba, está recebendo diferentes materiais para compor o acervo que deve fazer parte da área de exposição, a qual será inaugurada em dezembro deste ano. O livro tombo, onde constam os registros das peças, está sendo atualizado diariamente, mas já constam mais de 1000 elementos descritos, grande parte de coleções antigas de Lepidópteros.
Das últimas peças, duas são de quadros decorados com borboletas, feitas pela Artefama. A mais recente colaboração é a tora de Imbuia, emprestada por Nicia Terezinha Zschoerper. A tora da árvore de nome científico Ocotea porosa é da década de 70, com procedência da região de Santa Cecília, e deve ter mais de 500 anos. A tora, com 3,26 metros de altura e 6,65 metros de circunferência, foi retirada do parque fabril das antigas instalações da Industria Ziperrer S/A na noite do dia 26.
“Inicialmente foi retirada a proteção, no topo da tora, que também servia como obra de paisagismo, feito com assoalho de imbuia e pequena mureta circular onde permanecem azaléias. Na sequência a tora foi retirada. O conjunto foi novamente estruturado em frente ao prédio das futuras instalações do Museu Natural”, explica o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, completando: “A retirada da tora e a valorização da exposição pública demostra o resgate da história de nossa cidade e de um elemento natural que não se encontra mais. Somos gratos às pessoas que se envolveram e empenharam esforços para alcançarmos êxito”.
A retirada da tora teve participação da secretaria de Obras para demolição e construção da cerca para acesso, da Tuper no pagamento do serviço de guindaste e transporte, apicultor Fernando Lütke, guarda de trânsito municipal, Carl Zipperer e Nicia T. Zchoerder, representantes da família Zipperer pelo empréstimo por tempo indeterminado da tora.
O Museu Natural continua recebendo as peças para exposição. “Atualmente percebemos uma falta de doações dos quadros bandejas, entre outros artefatos com detalhes com borboletas, pois temos apenas 4 peças. Aguardamos mais elementos de característica natural”, finaliza Hübel.
História
No ano de 1923, Carlos Zipperer Sobrinho deu origem a Indústria Zipperer S.A, começando numa pequena construção expandindo em 1938, onde atualmente é o Shopping Zipperer, passando para um moderno parque fabril.
Inicialmente a produção compreendia os artefatos de madeira como tabuleiros de xadrez, caixas de costura e porta-joias, sendo algumas peças com marchetaria. Também realizavam entalhes em madeira e bandejas decoradas com asas de borboletas. Na década de 60, os produtos eram exportados para Estados Unidos e Japão, onde no mesmo período iniciou a produção de móveis. Foram criadas diferentes linhas de salas de jantar, estantes e jogo de quarto.
A revista comemorativa de 80 anos da Zipperer, em 2003, define para a data: produção mensal de 12 mil unidades de salas de jantar, dormitórios, complementos e móveis infantis; faturamento de US$ 500 mil, 220 funcionários, exportação de 90% para EUA, Inglaterra, França, Canadá e Alemanha, reflorestamento com 1,2 milhões de árvores e consumo mensal de madeira de 1.600m³. A atividade industria foi finalizada em abril de 2008.

Fonte:http://www.cezarmiranda.com/novo/noticia.php?id=35537