quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PSA recebe novas ferramentas para trabalho e estudo

26/10/2011

PSA recebe novas ferramentas para trabalho e estudo

A Fundação Grupo Boticário, parceira da Prefeitura no programa do PSA, apresentou a nova formatação para o projeto. Os estudos trazem resultados como: Manual de Implantação; Material de Divulgação; Formação de Cálculo de Valoração; Sistema Informatizado Projeto Oásis SISoásis, entre outros.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza, por intermédio de Carlos Augusto Krick do setor de Estratégias de Conservação, realizou uma reunião com o Departamento de Meio Ambiente. O encontro foi para avaliar e delinear o programa de incentivo a preservação dos recursos hídricos e suas inter-relações, denominado “Produtor de Água do Rio Vermelho”, enquadrado no formato de PSA (Pagamento por Serviço Ambiental) Projeto Oásis.

O programa atual em São Bento do Sul prevê que os proprietários adotem estratégias de preservação do manancial de água que abastece o município. Para isso recebem recursos financeiros de incentivo, sendo determinado o valor mínimo de R$ 336,24, sendo que, o valor máximo depende da pontuação que sua propriedade pode receber. A pontuação é feita conforme a valoração ambiental calculada com base em 18 indicadores de desempenho ambiental.

Até o mês de junho foram contemplados 11 moradores e o maior valor de PSA ficou em R$ 3028,52, para um proprietário. Até o momento mais 5 proprietários se inscreveram e após a avaliação do comitê devem receber o pagamento pelo Samae até o final do ano.

A Fundação Grupo Boticário é parceira da Prefeitura de São Bento do Sul com a assinatura do convênio no dia 5 de junho de 2011. “Com o convênio estabelecido com a Fundação Boticário, criamos um vínculo em rede com outras experiências, e compartilhamos os estudos que estão sendo aprofundados, visando a melhoria contínua do programa”, ressalta Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente.



Marcelo Hübel e Carlos Augusto Krick  


Referência

A repercussão do PSA em São Bento do Sul, conquistou diferentes estados do País e agradou a todas bandeiras partidárias sendo referenciado na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara de Deputados em Brasília. O projeto foi apontado como um modelo no tema, agora em fase de inserção no novo código florestal.

Melhoria

A Fundação Grupo Boticário apresentou a nova formatação do PSA que teve a participação de consultoria do renomado economista Carlos Eduardo Young da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que realizou o trabalho em 7 meses trazendo resultados como: Manual de Implantação; Material de Divulgação; Formação de Cálculo de Valoração; Sistema Informatizado Projeto Oásis SISoásis, entre outros.

São Bento do Sul deve iniciar neste ano a adoção do sistema como nova ferramenta de trabalho permitindo inserir informações, manter dados históricos e permitir adequações na gestão do PSA melhorando a funcionalidade e ampliação do programa já instalado.

O PSA que foi desenvolvido no departamento de Meio Ambiente, em diversas reuniões no gabinete, terá a publicação em forma de artigo científico no XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos que é o maior evento de recursos hídricos do País, e vai ocorrer do dia 27 de novembro e 01 de dezembro de 2011, na cidade de Maceió.


Afluente que drena para o Rio Vermelho - Dividindo Campo Natural e Floresta Ombrófila Mista

Prainha do Rio Vermelho