quarta-feira, 27 de maio de 2009

Observação das aves será tema de palestra em São Bento

27/05/2009

Observação das aves será tema de palestra em São Bento


No dia 5 de junho, o biólogo Celso Seger, proprietário da Eco Mata, Pesquisa e Consultoria, irá proferir uma palestra em São Bento do Sul com o tema: “Turismo de natureza: enfoque ao segmento do turismo de observação das aves”. Essa palestra é mais uma atividade relacionada ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para interessados, as inscrições continuam abertas. O evento que acontece no Novotel, tem por objetivo explicar e debater o turismo voltado para o “birdwatching”, que é um termo em inglês que surgiu em 1901, pelo ornitólogo Edmund Selousque, que significa observação das aves.

Essa atividade atrai cada vez mais adeptos, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. A atração por este tipo de turismo, segundo especialistas, são as cores vibrantes, o formato das aves e o canto.

Um estudo apurado pelo governo norte–americano acusou que existem nos Estados Unidos, 46 milhões de “birdwatchers”, que são os observadores, que movimentam mais de 80 bilhões de dólares ao ano, somando obviamente compras, hospedagens,viagens e impostos. Os guias de observadores chegam a cobrar a diária entre R$ 350,00 a R$ 700,00. Mas a atividade no Brasil ainda é pouca, porém com um enorme potencial de crescimento.

O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hubel, ressalta que São Bento do Sul é uma cidade com uma natureza privilegiada onde pode-se destacar duas formações florestais, sendo a Ombrófila Densa e Ombrófila Mista. E Santa Catarina é o estado mais representativo em área do bioma de mata atlântica. “A vegetação que cobre o município é a proporção destas florestas que forma um ecotone perfeito para o observador. Podemos verificar espécies no Rio Natal e conforme a época do ano, também vemos a mesma espécie nos bairros acima da serra. O curioso é que sempre será possível sair para campo e observar aves diferentes”, explicou.

A palestra irá conter quais os segmentos do turismo de natureza, técnicas de observação, equipamentos e recursos humanos, aspectos econômicos, o potencial do Brasil e a exploração deste tipo de turismo. Interessados podem se inscrever no telefone 3631-6195, com Denise, ou 3626-6669. Serão 30 vagas para pessoas vinculadas ao turismo e 40 vagas para o público em geral.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br