segunda-feira, 4 de maio de 2009

Inicia-se planejamento das ações para Semana do Meio Ambiente

04/05/2009

Inicia-se planejamento das ações para Semana do Meio Ambiente


Embora a semana do Meio Ambiente seja na primeira semana de junho, o planejamento para a semana já iniciou, visto a necessidade de logística para realização dos mais distintos eventos. Na manhã desta quinta-feira, dia 30, foi realizada a reunião para o delineamento das ações com participação do prefeito Magno Bollmann e o Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel.

Na reunião foram discutidos vários temas apropriados para marcar a semana. Algumas das atividades terão permanência para o mês inteiro. “O propósito de intensificar as atividades na semana do meio ambiente é uma oportunidade de motivar as pessoas em relação ao tema. Mas o esforço em melhor suprir as necessidades relacionadas o tema devem ser consideradas durante todo ano”, diz Hübel.

Algumas das iniciativas desta semana são ferramentas para instrumentalizar outras ações futuras. “A Prefeitura vincula proposições e demonstra os caminhos fomentando a proposição de soluções nos mais distintos níveis de necessidade com atenção e respaldo em relação aos impactos ambientais na busca de soluções e resultados. É na ação da coletividade e participação da comunidade que num conjunto de idéias participativas conseguiremos atingir os propósitos de preservação”, crê o diretor de Meio Ambiente.

Conforme Hübel, é por intermédio do desenvolver de ações de ONG's, Universidades, Iniciativa Privada, Poder Público nas mais distintas entidades, que surgem resultados compensadores. “A semana de meio ambiente é mais um artifício de valorização destas ações que em parte reforça a Educação Ambiental, pilar de sustentação do contexto atual e futuro. Nessa premissa foram consideradas diferentes propostas que serão também analisadas pelas parcerias para melhor aproveitar os talentos sociais”, fiz o biólogo. A semana contará com o envolvimento do Consórcio Ambiental Quiriri, ONG's, COMDEMA, SAMAE, Empresas, Universidades, Secretarias Municipais entre outros.

Programação prevista
Para atingir os reais propósitos conservacionistas nos moldes da sustentabilidade será trabalhada a formação de opinião crítica e execução das ações propostas pela coletividade com todos atores sociais e grupos formadores de opinião. Dentro do propósito de planejamento para a semana de meio ambiente constam:

1 – Distribuição de mudas nativas da Florestas Ombrófila Mista
Objetivo: Despertar a consciência ecológica na comunidade no incentivo do plantio de mudas que no somatório de pequenas ações valorizam o bem estar da coletividade. Priorizando espécies ornamentais de floração e frutíferas que atraem a avifauna.

2 – Limpeza de Rio
Objetivo: Intensificar a importância da manutenção dos recurso hídricos e fortalecer a educação ambiental como forma prevencionista.

3 - São Bento Sempre Limpa – 3ª etapa
Objetivo: Organizar mutirões com ações de voluntariado, incentivado a comunidade local para descartar resíduos ou objetos pessoais sem utilização. O material é destinado para reciclagem, favorecendo a manutenção do meio ambiente o aspecto visual da cidade. O programa oportuniza uma ação social e ambiental com retorno econômico.

4 – Palestras sobre “Floresta Natural e Suas Associações” em escolas de ensino médio
Objetivo: Fomentar o conhecimento do ensino médio, enfatizando a Floresta Ombrófila Mista e Ombrófila Densa, e as inter-relações com a fauna; flora; ar; água e solo.

5 – Ciclo de palestras para universidades e comunidade
Objetivo: Disseminar o conhecimento científico e ou práticas adotas na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida, oportunizar o debate e favorecendo o conhecimento individual propositando a análise de caso na busca de soluções com resultados.

6 – Plantio de espécies nativas em APP, prevento a recuperação da mata ciliar
Objetivo: Sensibilizar estudantes de ensino fundamental para a importância da preservação da mata ciliar e sua relação com a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da fauna e flora.

7 – Arborização da Conrado Liebl em toda extensão
Objetivo: Proporcionar a comunidade a arborização, valorizando o sentimento de aproximação com o meio ambiente, seja pela adoção de práticas saudáveis na adoção de caminhadas e afins.

8 – Centro Exposição de Estudos Ambientais Centro Cultural
Objetivo: Oportunizar a aproximação de ONG, empresas e universidades na exposição de estudos ambientais para a comunidade e principalmente estudantes, na demonstração de resultados na compreensão do meio ambiente.

9 – Arboreto no Parque 23 de setembro e na localidade de Rio Natal ou Ano Bom
Objetivo: Formar um plantio de espécies de importância econômica e ecológica como referência para conhecimento e base de estudo para escolas e comunidade.

10 - Visita em trilha ecológica interpretativa na Floresta Ombrófila Mista
Objetivo: Proporcionar o conhecimento da Floresta Ombrófila Mista na interpretação da transformação da floresta e suas associações.

11- Gincana Ambiental envolvendo escolas Municipais, Estaduais e Particulares de ensino fundamental
Objetivo: Despertar a consciência ecológica nas escolas com ações de motivação, integração e competição, com envolvimento da comunidade.

12 - Lançamento do Núcleo de Gestão Sócio Ambiental
Objetivo: Relacionar ações voltadas as práticas ambientalmente corretas, socialmente justas, fortalecendo as necessidades das atividades de desempenho sustentável, promovendo aproximação com órgãos de reconhecimento, fortalecendo parcerias para delinear a discussão de práticas ecoeficientes.

Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP