18/05/2009
Cresce a arrecadação no São Bento Sempre Limpa
O sábado de frio não intimidou a população a participar da segunda etapa do programa “São Bento Sempre Limpa”, ocorrido nos bairros Oxford, Cruzeiro, Mato Preto e Fundão, no dia 16. A separação do material ocorreu na Rodovia dos Móveis, 383. Com 70 pessoas envolvidas na organização, o saldo foi superado, tendo a arrecadação de 7,5 toneladas.
A primeira etapa do programa aconteceu em abril nos bairros Centenário, Dona Francisca, Bela Aliança, Vila São Paulo e Brasília, concentrando um montante de 6 toneladas de diversos materiais como: ferro, vidro, isopor, pneus velhos, restos de madeira, latas, óleo de cozinha, plásticos entre outros.
O Coordenador da Defesa Civil, Aluísio Moreira, explica que o programa avançou bastante em termos de organização, mas o objetivo é ir além. “Já em semanas anteriores realizamos a divulgação em escolas, colocamos faixas nos bairros que iriam participar da coleta e fizemos o trabalho de mostrar para a população o quanto é importante aderir a ideia e separar o material”.
O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hubel, participante ativo no sábado, agradeceu a participação. “A população atendeu ao nosso pedido e participou fielmente, nos ajudando a salvar o meio ambiente, principalmente a poluição de rios. Essa etapa também foi diferente no sentido da divulgação nos bairros ter sido maior, e a agilidade na separação do material. A partir do momento que o caminhão estacionava no terreno, a separação já era imediata, pois sabíamos em que local colocar o material, ficou mais ágil. Isso faz com que a população também não jogue o material na rua”.
Marcelo informa que a próxima edição do “São Bento Sempre Limpa” ocorre no dia 20 de junho, atingindo os bairros Serra Alta, Vila Pielz, Sertãozinho e Lençol. “Serra Alta com aproximadamente 11 mil moradores, sendo o bairro mais populoso de São Bento, terá na minha opinião um boa arrecadação. Além disso, o evento também comemora a Semana Mundial Do Meio Ambiente”.
Entre os materiais coletados, o mais inusitado foi uma mesa de restaurante de alumínio que concentrava o buffet, além de impressora e TV. A maior arrecadação foi vidro e ferro. Às 18h, com o encerramento da separação, o material foi encaminhado para a Cooperativa de Catadores Recicláveis.
A segunda etapa contou com a participação de 70 pessoas, envolvendo a Secretaria de Obras, Diretoria do Meio Ambiente, Defesa Civil e Samae, sendo 40 da Prefeitura de São Bento do Sul, oito caminhões e 30 pessoas integrantes da Cooperativa de Catadores.
Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br