segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cresce a arrecadação no São Bento Sempre Limpa

18/05/2009

Cresce a arrecadação no São Bento Sempre Limpa


O sábado de frio não intimidou a população a participar da segunda etapa do programa “São Bento Sempre Limpa”, ocorrido nos bairros Oxford, Cruzeiro, Mato Preto e Fundão, no dia 16. A separação do material ocorreu na Rodovia dos Móveis, 383. Com 70 pessoas envolvidas na organização, o saldo foi superado, tendo a arrecadação de 7,5 toneladas.
A primeira etapa do programa aconteceu em abril nos bairros Centenário, Dona Francisca, Bela Aliança, Vila São Paulo e Brasília, concentrando um montante de 6 toneladas de diversos materiais como: ferro, vidro, isopor, pneus velhos, restos de madeira, latas, óleo de cozinha, plásticos entre outros.
O Coordenador da Defesa Civil, Aluísio Moreira, explica que o programa avançou bastante em termos de organização, mas o objetivo é ir além. “Já em semanas anteriores realizamos a divulgação em escolas, colocamos faixas nos bairros que iriam participar da coleta e fizemos o trabalho de mostrar para a população o quanto é importante aderir a ideia e separar o material”.
O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hubel, participante ativo no sábado, agradeceu a participação. “A população atendeu ao nosso pedido e participou fielmente, nos ajudando a salvar o meio ambiente, principalmente a poluição de rios. Essa etapa também foi diferente no sentido da divulgação nos bairros ter sido maior, e a agilidade na separação do material. A partir do momento que o caminhão estacionava no terreno, a separação já era imediata, pois sabíamos em que local colocar o material, ficou mais ágil. Isso faz com que a população também não jogue o material na rua”.
Marcelo informa que a próxima edição do “São Bento Sempre Limpa” ocorre no dia 20 de junho, atingindo os bairros Serra Alta, Vila Pielz, Sertãozinho e Lençol. “Serra Alta com aproximadamente 11 mil moradores, sendo o bairro mais populoso de São Bento, terá na minha opinião um boa arrecadação. Além disso, o evento também comemora a Semana Mundial Do Meio Ambiente”.
O Diretor explica que o mês de junho será todo dedicado para comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Além das oito equipes que estão formadas que participarão da gincana do dia seis de junho, outras atividades estão prontas como palestras, formação do grupo de gestão social, passeio para a trilha ecológica entre outros.
Entre os materiais coletados, o mais inusitado foi uma mesa de restaurante de alumínio que concentrava o buffet, além de impressora e TV. A maior arrecadação foi vidro e ferro. Às 18h, com o encerramento da separação, o material foi encaminhado para a Cooperativa de Catadores Recicláveis.
A segunda etapa contou com a participação de 70 pessoas, envolvendo a Secretaria de Obras, Diretoria do Meio Ambiente, Defesa Civil e Samae, sendo 40 da Prefeitura de São Bento do Sul, oito caminhões e 30 pessoas integrantes da Cooperativa de Catadores.
Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br