sábado, 28 de março de 2020

BUGIO Alouatta guariba FAUNA DE SÃO BENTO DO SUL - SC

FAUNA DE SÃO BENTO DO SUL - SC


BUGIO 

Alouatta guariba

CLASSIFICAÇÃO
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Mammalia;
Ordem: Primates;



Família: Atelidae;
Gênero: Alouatta;
Espécie: A. guariba.

PEGADA - RASTRO
Pata anterior: 12cm de comprimento
total e 8,5 cm de largura.
Pata posterior: 13cm de comprimento
total e 9 cm de largura.

Estado de Conservação
IUNC (União Internacional para Conservação da Natureza). Pouco preocupante.
Consta na lista de ameaçados de extinção do ICMBio MMA nº 444/2014 e nº 445/2014 devido perda de população em Minas Gerais e Bahia.
DISTRIBUIÇÃO: No Brasil do estado da Bahia até o Rio Grande do Sul e ainda na Bolívia e Argentina.
CARACTERÍSTICAS: Comprimento de 95cm a 1,84m pesando de 4Kg a 9Kg. Pelagem de tonalidade muito variada do marrom-avermelhado, dourado (macho), até próximo de preto. Apresentam extensa barba sendo mais evidente nos machos. Reproduz geralmente um filhote, que permanece grudado com a mães por algum tempo. Fácil de confundir A. g. guariba com A. g. clamitans e existem híbridos com bugio preto Allouatta caraya.
ALIMENTAÇÃO: basicamente frutos, sementes e vegetais como folhas brotos e até parte de bromélias. Mas pode variar comendo alguns insetos.



Curiosidades:  Anda em grupos de 2 a 12 indivíduos. Vocaliza de forma intensa devido o osso hióide ser bem desenvolvido. Não costuma saltar entre as árvores, situação que em muitas vezes lhe obriga descer no chão para chegar em outra árvore, sendo uma presa fácil. O ritmo musical gaúcho “Bugio” deriva desta espécie originário de São Francisco de Assis no RS.



2020. Com a chegada da febre amarela no Planalto Norte Catarinense ocorreram cerca de 148 mortes de Bugios. A floresta está em silêncio.








DISTRIBUIÇÃO