domingo, 29 de março de 2020

Lontra Lutra longicaudis FAUNA DE SÃO BENTO DO SUL - SC


FAUNA EM SÃO BENTO DO SUL - SC

Lontra 

Lutra longicaudis

CLASSIFICAÇÃO
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Mammalia;
Ordem: Carnivora;
Família: Mustelidae;
Gênero: M. longicaudis
Estado de Conservação

IUNC (União Internacional para Conservação da Natureza). Pouco preocupante.

DISTRIBUIÇÃO: Todo o Brasil e do México até o Uruguai, mas não ocorre no Chile.

CARACTERÍSTICAS: Comprimento de 89cm a 1,30m pesando de 5 a 14kg. A pelagem é marrom pardo, com brilho intenso quando molhado. O ventre é mais claro sendo amarelado. Na garganta apresenta uma mancha amarelada.  É um exímio nadador e apresenta aparatos como membranas entre os dedos e cauda levemente achatada no sua terminação. Inicia a reprodução com 2 anos tendo até 5 filhotes que ficam protegidos nas tocas construídas nos barrancos.

ALIMENTAÇÃO: Principalmente de peixes, mas também aprecia anfíbios, crustáceos, moluscos, aves e até pequenos mamíferos.

Curiosidades:  Não vive solitários forma casais ou grupos, aprecia a água de tanques, rios, sendo mal visto pelos criadores de peixe, pois pode acabar com todos indivíduos de um tanque. Frequenta  a parte terrestre para reproduzir ou se alimentar, mas sempre próximo da água. É visto durante o dia e costuma fazer muito barulho. A condição de represamento favorece sua presença, pois rios de pequena profundidade, assoreados,  não são tão desejados.