domingo, 29 de março de 2020

Porco-do-mato-queixada Tayassu pecari FAUNA DE SÃO BENTO DO SUL - SC


FAUNA DE SÃO BENTO DO SUL - SC

Porco-do-mato-queixada 

Tayassu pecari

CLASSIFICAÇÃO
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Mammalia;
Ordem: Artiodactyla;
Família: Tayassuidae;
Gênero: Tayassu;
Espécie: T. pecari

Esta é uma espécie não registrada nas armadilha fotográfica, mas citada pelos moradores locais que já avistaram no vale do rio Natal. 

Estado de Conservação
IUNC (União Internacional para Conservação da Natureza). Ameaçado/Vulnerável.

DISTRIBUIÇÃO: Todo o Brasil e do México até o norte da Argentina, e não ocorre no Chile e Uruguai.

CARACTERÍSTICAS: Comprimento de 76cm a 1,15m, pesando de 16kg até 40 Kg. Pelagem cinza escura podendo estar marrom escuro, os lábios, garganta e queixo são brancos, derivando seu nome popular de “queixada”.  Próximo da cauda apresenta uma glândula de forte cheiro. Os dedos dos pés são em forma de cascos. A gestação dura cerca de 5 meses, tendo 2 filhotes.

ALIMENTAÇÃO: vegetais, raízes, frutos, sementes.
Curiosidades: Vivem em bandos podendo a chegar de 20  a 30 animais. É mais ativo no início da manhã e fim da tarde. Como forma de defesa bate forte a mandíbula provocando som alto com os dentes. Não ataca, mas quando o grupo corre de encontra a pessoa sai arrebentando tudo oque está na frente, causando temor. Também utiliza a glândula de cheiro para defesa e demarcação de território.  Os registros de visualização por moradores de Rio Natal são no período de inverno, fato que demonstra que esta espécie percorre vários quilômetros pela floresta.









DISTRIBUIÇÃO