sábado, 28 de março de 2020

GAMBÁ Didelphis sp FAUNA DE SÃO BENTO DO SUL - SC


FAUNA DE SÃO BENTO DO SUL - SC

GAMBÁ 

Didelphis sp


CLASSIFICAÇÃO
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Mammalia;
Ordem: Didelphimorphia;
Família: Didelphidae;
Gênero: Didelphis;
Espécie: D.marsupialis ou
ainda D. marsupialis aurita.
e D. albiventris

Didelphis albiventris (azul)
Didelphis marsupialis aurita (azul claro)
Didelphis imperfecta (vermelho)
Didelphis marsupialis (laranja)
Didelphis pernigra (verde)
Didelphis virginiana (verde claro)

Estado de Conservação
IUNC (União Internacional para Conservação da Natureza). Pouco preocupante
DISTRIBUIÇÃO:  existem diferentes espécies mas ocorre em todo o Brasil e do Canadá, até o norte da Argentina. Não ocorre no Chile.

CARACTERÍSTICAS: Comprimento de 60cm a 90cm de comprimento total. Pesando de 56Kg até 1,6Kg.  Pelagem mais interna curta de marrom avermelhado e mais externa cinza ou preto. A ponta da orelha é sem pelos e apresenta coloração preta para D, marsupialis (D. marsupialis aurita )e branca para D. albiventris, mas as duas espécies são muito semelhantes e ocorrentes em São Bento do Sul. Gestação de 13 dias, e passa para armazenamento dos filhotes em pequena dobra da pele, como uma bolsa, próximo das mamas, geralmente com 8 filhotes que ficam 3 meses com a mãe. Pode criar até duas vezes ao ano.

ALIMENTAÇÃO: Frutas, insetos, cobras, ratos e aves.
Curiosidades:  Vive solitário, é lento mas sabe se defender escancarando a boca e imitindo alto rosnar e também inala um cheiro forte. Algumas pessoas gostam de comer gambá. O gambá pode ser portador do Trypanosoma cruzi, mas a doença de chagas somente é transmitida quando existe contato com o sangue. É frequentemente atropelado, pois fica estático com a luz do veículo. É um ótimo controlador de populações, sendo um excelente dispersor de sementes.