sexta-feira, 28 de julho de 2017

Aves silvestres serão soltas na APA Rio Vermelho Humbold


Aves silvestres serão soltas na APA Rio Vermelho Humbold

A Associação R3 ANIMAL, sem fins lucrativos, é responsável pelo CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) localizado no Parque Florestal Rio Vermelho em Florianópolis. Com apoio da FATMA e Polícia Militar Ambiental, esta recebe os animais apreendidos ou resgatados, que são tratados e reabilitados para soltura. Apenas os que não são mais aptos a vida na natureza são direcionados para zoológicos. 

Este trabalho chamou a atenção do Departamento de Meio Ambiente que iniciou o contato com a R3 ANIMAL, com a Profª. Drª. Cristiane K. M. Kolesnikovas, visualizando a oportunidade da soltura de animais na Unidade de Conservação do município de São Bento do Sul, na APA Rio Vermelho Humbold. 
Neste dia 1º de agosto serão soltas 32 aves de 12 espécies. Mas para esta atividade ser concretizada, foram necessárias várias ações que ocorreram nos últimos 120 dias. 
A ação somente é possível porque a APA foi regulamenta e apresenta Plano de Manejo, e com esta documentação evidenciada iniciaram as conversas com maior seriedade. 
Após a anuência do prefeito Magno Bollmann, a documentação seguiu para aprovação da FATMA. Com este documento foi respeitado o prazo de 45 dias previsto em lei, para seguirem com a análise das fezes das aves em laboratório credenciado. Nesta etapa a empresa COMFLORESTA prestou apoio, pagando pelos exames, mas no total serão feitas 17 análises atendendo a IN do ICMBio 23/2014. 
Em paralelo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi contatado para fornecimento das anilhas de identificação, ou ainda a marcação com microchips subcutâneos, controlado pelo CEMAVE, um dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação ligados ao IBAMA. Com a identificação é possível rastrear a ave e garantir um acompanhamento de sua dispersão. 
A soltura será no Parque Natural das Aves, local escolhido pelo alto nível de conservação e por existirem tratadores externos, que facilitam a reintrodução das aves na natureza. Após a soltura o Biólogo Marcelo Hübel continuará com a atividade monitorando o local e as aves, emitindo relatório de acompanhamento. 
Com o sucesso deste evento, devem ser previstas novas solturas. Esta atividade remete ao passado quando o prefeito Magno Bollmann, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, promoviam dias de soltura de aves, que passavam por fazes de recuperação e reabilitação no Parque. 
Assim como no passado e evento deve reunir diversas autoridades e pessoas ligadas ao meio ambiente, ou que ainda apresentam uma postura conservacionista e de apreciação a natureza. Na lista das espécies que serão soltas, constam em maior número o tucano-de-bico-verde, símbolo da fauna de São Bento do Sul, também consta o curió já extinto de Rio Natal e ameaçado de extinção, criticamente em perigo, pela lista do Estado, resolução CONSEMA Nº 2/2011.
Espécies que serão soltas:
2 Turdus flavipes – sabiá-preta
4 Turdus albicollis – sabiá-coleira
1 Turdus rufiventris – sabiá-laranjeira
2 Turdus amaurochalinus – sabiá-poca
1 Saltator similis – trinca-ferro
1 Chiroxiphia caudata – tangará-dançarino
2 Sporophila caurelescens - coleirinho
2 Sporophila angolensis – curió -
1 Spinus magellanicus - pintassilgo
1 Tangara seledon – saíra-sete-cores
1 Tachyphonus coronatus – tié-preto
14 Ramphsastos dicilorus – tucano-de-bico-verde
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul