sábado, 1 de julho de 2017

PAISAGISMO EM SERRA ALTA - São Bento do Sul


100 árvores serão plantadas para marcar o Dia C - Dia de Cooperar


O plantio de árvores na área urbana é excelente forma de aproximar a natureza de seus moradores, seja pela beleza ornamental de suas formas, flores e folhas, ou ainda pela atração de aves, e até mesmo pela sombra e regulação da temperatura. 
A Rua Conrado Liebl no bairro Serra Alta, recebeu um plantio em 2009 com mais de 100 árvores da espécie Tipuana tipu, nos 2 quilômetros da via. Na ocasião as árvores foram afastadas do meio fio pensando na viabilidade da calçada para os pedestres.
Atualmente o local apresenta 36 árvores. Contudo neste fim de semana a SCRcred – Cooperativa de Crédito, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Obras, farão o plantio de 100 mudas de árvores com uma média de 1,70m de altura. 
Este plantio também deve ser estendido na praça de Serra Alta. O evento marca a data do dia 1º de junho como “Dia C - Dia de Cooperar”, ação que marca o “Dia Internacional do Cooperativismo”, com o slogan “Cooperativas garantem que ninguém fique para trás”, e assim se visualiza buscar uma corrente do bem, onde são intensificados os valores pessoais com objetivo de sensibilizar, mobilizar, e convergir esforços em práticas de responsabilidade social junto de sua comunidade.
Marcelo Hübel e uma das árvores plantadas em junho de 2009.
 Imagem atual junho de 2017. Rua Conrado Liebl - Serra Alta SBS
Em São Bento do Sul uma das ações é o plantio das árvores. Quando possível, as árvores serão plantadas com um afastamento ainda maior da rua, para garantir uma interferência menor dos pequenos frutos sobre a área de rodagem. A ação será desenvolvida com a participação da comunidade, sendo que cada árvore será plantada por uma ou mais pessoas que assim como o organizador e apoiador, acreditam numa área urbana mais sadia ao convívio harmonioso do homem e o meio ambiente, numa rua apropriada para a prática de exercícios físicos e contemplação de um ambiente integrando num paisagismo que traz uma satisfação interior. 
Sendo um local de grande satisfação aos que transitam nesta rua, que também é entrada do município. As mudas que foram compradas e doadas pela SCRcred somam um investimento de R$ 3.000,00 sendo adquiridas da K.S. Viveiro Florestal Ltda de Edson Klipstein em Volta Grande, Rio Negrinho.
A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente apoiou a ação com a prestação de assistência técnica para o manejo e forma correta do plantio das mudas.
O Prefeito Magno Bollmann enfatizou a importância desta ação e complementa que outras ruas do município receberão esta atenção paisagística.
As árvores que serão plantadas neste sábado são:
5 - Guabiju - Myrcianthes pungens; 
5 - Ingá - Inga sp; 
5 - Aroeira Salsa - Schinus molle; 
10 - Aroeira - Schinus tercebinthifolia; 
10 - Ipê Roxo - Tabebuia avellanedae; 
15 - Ipê Amarelo - Tabebuia alba; 
10 - Cereja Preta - Eugenia involucrata; 
10 - Pinho do Campo - Podocarpus lambertii;
10 - Pitanga - Eugenia uniflora;
10 - Uvaia - Eugenia pyriformis;

10 - Tarumã - Vitex montevidensis.
Marcelo Hübel e a Tipuana tipu que ajudou a plantar em 2009, agora com 8 anos.
Rua Conrado Liebl - Bairro Serra Alta - São Bento do Sul. Neste ano o apoio técnico e de campo, parceiras
e com o apoio de várias pessoas, serão plantadas mais 75 árvores na rua e 25 praça.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul