segunda-feira, 5 de junho de 2017

Projeto Econsciência/edição 2017 é lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente

Projeto Econsciência/edição 2017 é lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente

DATA DE INCLUSÃO: 05/06/2017 12:06
“Nós somos os herdeiros do futuro”. Foi com essa frase que, nesta segunda-feira (5), Dia  Mundial do Meio Ambiente, alunos, professores, profissionais da Secretaria de Educação e autoridades participaram, no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, do lançamento do Projeto Econsciência, edição 2017. 
O evento iniciou com uma apresentação dos alunos das turmas 3 e 4 do Programa Novo Mais Educação/Escola Integral, da EBM Professora Lúcia Tschoeke. “O lançamento da edição 2017 do Projeto Econsciência justamente hoje, em que celebramos o Dia do Meio Ambiente é motivo de orgulho e satisfação. Sem dúvida, hoje é um dia especial. O nosso município tem muito a comemorar, pois temos aqui, ótimos resultados de ações que são desenvolvidas em prol do meio ambiente. Temos o Pagamento Sobre Serviços Ambientais (PSA) com a preservação da água do rio Vermelho, o Consórcio Quiriri que desenvolve diversas atividades e o Projeto Econsciência que muito me orgulha, pois estamos promovendo ações envolvendo toda a comunidade escolar. Parabéns a todos os envolvidos!”, disse o prefeito Magno Bollmann. 

Magno também lembrou da vasta programação organizada para o mês de junho, em comemoração ao Meio Ambiente. “São palestras no IFC, distribuição de mudas, exposição de borboletas da coleção de Ornith Bollmann no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, soltura de aves no Parque Natural da Aves, reativação da ECOTRILHA, entre outras. Convido a comunidade a prestigiar estas ações”, destacou. 
“Se nós não cuidarmos da nossa casa, quem cuidará?. Precisamos ter consciência e, cada um fazendo a sua parte, cuidando do meio ambiente com plantio de árvores, fazendo reciclagem, não poluindo rios, não jogando lixo no chão, são grandes mudanças com pequenas ações e que, com certeza, beneficiará o meio em que habitamos. E o Projeto Econsciência é um passo muito grande para essa conscientização, pois são ações trabalhadas que refletem nas atitudes dos estudantes na escola, nas famílias, na comunidade”, destacou a secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido.
Na ocasião, um vídeo institucional, produzido em 2012, foi apresentado aos presentes. Nele foram demonstrados depoimentos de alunos e professores, fotos e vídeos das atividades desenvolvidas nas unidades escolares. 
Concurso – Durante o evento ocorreu a apresentação do concurso de desenhos e frases educativas com o tema “Contribua com ideais e atitudes”. 
Poderão participar, alunos do ensino fundamental (1º ao 9º anos) das escolas da rede municipal nas seguintes categorias: Categoria I: 1º e 5º anos – Desenhos. E na Categoria II: 6º ao 9º anos – Frase Educativa. 
O concurso conta com a parceria do SAMAE que doará a premiação e contribuirá com palestras nas unidades e também, com a formação de profissionais da Educação. 
Cancelada – Na programação do Dia do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (5) estava prevista uma Blitz Ambiental, mas, devido ao mau tempo, a ação foi transferida para sexta-feira (9), às 15 horas, no semáforo em frente às escadarias da Igreja Matriz.
A atividade será executada pelos estudantes que participam do Programa Protetor, implementado nas EBMs Professora Aracy Hansen, Emílio Engel e Alexandre Pfeiffer. 
O projeto – Aprovado pelo decreto nº 1357, de 20 de dezembro de 2012, o Programa de Educação Ambiental – Projeto Econsciência visa promover ações de sensibilidade e de comprometimento da população escolar para a construção de atitudes, valores e conhecimentos que levem à solidariedade, à justiça social, à cidadania, assim como à preservação, recuperação e manejo ambiental, e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida.
Entre as ações do projeto estão, por meio das unidades escolares, mobilizar para a sustentabilidade, aprimorar as horas escolares, preservar a mata nativa, conhecer as plantas medicinais, conhecer práticas de saneamento básico, reciclar e estimular a alimentação saudável.
O Projeto Econsciência é uma realização da Secretaria de Educação e conta com os seguintes parceiros: EPAGRI, SAMAE, Vigilância Sanitária, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social, Associação de Proteção aos Animais, Polícia Militar Ambiental de Joinville com o Programa Protetor Ambiental e Lubeco Indústria de Óleo.
Viviane de Vargas Miranda
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul