terça-feira, 6 de junho de 2017

Projeto Mananciais poderá tornar-se um PSA regional

Projeto Mananciais poderá tornar-se um PSA regional


Nesta semana ocorreu o lançamento oficial do “Projeto Mananciais” no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. 
Conforme comentou o biólogo e diretor de Meio Ambiente de São Bento do Sul, Marcelo Hübel, "o grande propósito deste projeto é proteger os recursos hídricos, garantindo o uso da água nas mais diversas finalidades", disse. 
Durante o evento foram apresentadas as áreas prioritárias para recuperação que envolvem 550 propriedades, 250 hectares, 770 nascentes distribuídas na Bacia do Itapocú.
São Bento do Sul apresenta 48% de seu território nesta bacia, com a presença da APA Rio Vermelho Humboldt, e foi contemplada com a participação de pelo menos 119 proprietários e 36 nascentes, da região do Ano Bom e Braço Esquerdo. 
Conforme exposto, a participação dos proprietários é voluntária, e este primeiro momento será para prestação de orientações técnicas, e ainda fornecimento de mudas e cercas, quando necessário. 
O Promotor Alexandre Schmitt dos Santos defendeu a recuperação de APP's que devem seguir a Lei Estadual 16.342/2014, que define para um módulo fiscal a recuperação de 5 metros das margens do rio, e para dois módulos fiscais, em 8 metros das margens de rios, situação que abrange cerca de 90% das propriedades. 
"Esta ação vai substituir pastagens, agricultura e áreas degradadas, garantindo uma maior proteção contra o assoreamento ou interferência de outros compostos como os fertilizantes", comentou Marcelo Hübel. 
No total serão destinados R$ 3 milhões ao projeto, através do Termo de Colaboração entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente, pelo Ministério do Meio Ambiente, coordenada pela AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocú).
Sobre o que o projeto poderá vir a ser, "o resultado final do Projeto Mananciais pode ser consolidado com o PSA (Pagamento de Serviço Ambiental) de forma regional, semelhante ao método já adotado em São Bento do Sul com o programa “Produtor de Água do Rio Vermelho”, que premia anualmente os proprietários que preservam o manancial de água que abastece o município", explicou Marcelo.

Na foto temos: Sergio Victor Santini - Presidente do Comitê do Itapocú, Karine R. Holler - Engenheira Florestal e Marcelo Hübel - Membro do Comitê do Itapocú

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul