segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente


Programação especial é organizada para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente


No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste dia serão realizadas várias ações em alusão à data. A Prefeitura de São Bento do Sul planejou uma programação que, para melhor atender as expectativas, estendeu as ações durante o mês de junho. 
O dia 5 começa com a distribuição de mudas nativas (tarumã, gabiroba, araçá) e exóticas não invasoras (ameixa-amarela e chorão) na UNIVILLE. Para este evento, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente já estava trabalhando nesta sexta-feira (2), providenciando a separação e transporte das mudas até a Univille.

Neste mesmo dia ocorre o lançamento do Projeto Econsciência, com o comprometimento de fazer palestras e visitas direcionas para os estudantes. 
Ainda no dia 5 a EBM Hercílio Malinowsky contemplará a disposição dos bancos e tubos artísticos no Parque 23 de Setembro, com a presença da Diretora Neide de Fátima Bonete Cabral e da Professora Mariane Martins Gomes da Silva Alburger, que coordenou e orientou os estudantes para a elaboração de mosaicos cerâmicos com o tema meio ambiental, que revestem artisticamente os tubos que se transformaram em lixeiras para o parque. 
O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann abre as portas com uma nova e inédita exposição, com borboletas da coleção de Ornith Bollmann, e a maquete da Bacia do Itapocu. 
O dia é encerrado com a participação no lançamento “Projeto de Mananciais”, promovido pelo “Comitê do Itapocu”, na qual São Bento do Sul participa, em função da área que corresponde a APA Rio Vermelho Humboldt. 
Confira abaixo as outras atividades que serão desenvolvidas após o dia 5 de junho:
10/06 – Das 9:00h às 12:00h - Distribuição de mudas nativas (cereja, ipê-amarelo e chuva-de-ouro) no calçadão – Em frente do Centro Cultural, com a participação do Grupo Escoteiro Desbravador.
07 e 08/06 – Palestras no Instituto Federal Catarinense – Campus São Bento do Sul, como os temas e palestrantes: 
1 – Resíduos Sólidos – Paulo Schwirkowski; 
2 – Tráfico de Animais Silvestres e CETAS – Ana Carolinna Fredianeli; 
3 – Palestra Meio Ambiente – Subtenente Rinaldo; 
4 – Palestra Produtor de Água do Rio Vermelho - Juliane Freitas. 
- S.O.S Rio Limpo – Limpeza e conscientização no Rio Negrinho II no Bairro Centenário.
- Palestra e Visita na Usina Rio Vermelho de Energia Ltda, com EBM Sophia Schwedler. 
- Plantio de Mudas na área do PSA, “Produtor de Água do Rio Vermelho”, com Grupo Escoteiro Desbravador.
- Palestra com a Polícia Militar Ambiental, na EBM Sophia Schwedler.
- Distribuição de mudas no tema, Dia de Integração e Caminhada Ecológica, com a EBM Sophia Schwedler.
- Soltura de aves no Parque Natural da Aves, com CETAS – R3. 
- Reativação da ECOTRILHA na cede do Grupo Escoteiro Desbravador. 
- Exposição de Orquídeas da COSABES (Círculo de Orquidófilos de São Bento do Sul), no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann. 
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul