sábado, 13 de maio de 2017

Museu Natural abre 15ª Semana de Museus com grandes atrações


Museu Natural abre Semana de Museus com grandes atrações


Neste sábado (13) ocorre a abertura do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, como vem ocorrendo nos últimos meses, mas com um diferencial que vai marcar a semana. A nova programação e exposição marca um evento com motivação nacional, trata-se da 15ª Semana de Museus estimulada pelo IBRAM e Ministério da Cultura. 
A abertura vai ocorrer com evento solene às 9:00 horas, seguido do plantio de mudas de espécies nativas: bracatinga, pinheiro-do-brejo, araçá e tarumã, plantadas pelo Instituto Federal Catarinense, Grupo Escoteiro, Prefeito Magno Bollmann e Vice-Prefeito Marcio Dreveck. 
Na sequência as portas do museu serão abertas ao som acústico de Marcelo Galle no violão e Beatriz Jurazek no violino, diretor e professora da escola de Música Academia da Música, marcando o dia com um vasto repertório musical, que promete sensibilizar aos presentes que estarão contemplando a exposição que apresenta caráter inédito. 
Na ocasião serão visualizadas borboletas raras da coleção do entomólogo autodidata Ivo Rank, com borboletas da África, Nova Zelândia, Índia, Alemanha, Amazônia, Roraima e demais regiões do Brasil, com cores deslumbrantes e até de borboletas hermafroditas que apresentam nas mesmas asas padrões de coloração de fêmeas e machos. 
O Sr. Ivo apresenta vasto conhecimento com lepidópteros, e realiza suas atividades com registro no IBAMA, sendo referência em diversos artigos científicos e demais publicações, sendo muito respeitado por pesquisadores doutorados de universidades, tendo contato com vários países. 
No saguão de entrada será possível contemplar um painel em vidro e uma cuba sobre uma bancada que revelam a mais recente descoberta botânica em São Bento do Sul, coletada pelo autodidata Paulo Schwirkowski, graduando em Biologia. 
Paulo é profundo conhecedor de botânica mentor e idealizador do Site Flora SBS que já apresenta 1.070 espécies da flora local com imagens e descrição e um banco de imagens que no total representam 2.795 espécies. Seus registros são fonte de consulta e representam mais de 100 publicações. 
Em suas periódicas saídas de campo, com coleta para herbários, foi descoberta uma nova planta descrita por Funez, Hassemer & J.P.R.Ferreira como Tradescantia schwirkowskiana, em sua homenagem. 
O Museu também desvenda outros encantos na sala de vertebrados com a apresentação de mamíferos e aves taxidermizadas, popularmente chamadas de empalhadas, provenientes do Museu Natural Capão da Imbuia e com algumas peças do próprio Museu de São Bento. 
Nesta exposição a ênfase é para os animais ameaçados de extinção conforme a lista CONSEMA nº 02 de 2011, com espécies como: onça-pintada, onça-parda, jaguatirica, sabiá-cica, curió, pavó, porco-do-mato, anta entre outros. 
Por fim a exposição apresenta 10 imagens do fotógrafo Marcelo Metzger que revelam as belezas do vale do rio Vermelho, das cachoeiras, meandros do rio e da exuberante vegetação, das propriedades dos inscritos no Programa Produtor de Água do Rio Vermelho o PSA (Pagamento por Serviço Ambiental), que fornece água para o abastecimento público. 
Marcelo fotografou centenas de paisagens em distintas perspectivas e ângulos de visão, que proporcionaram pelo menos 10 imagens com revelações surpreendentes. Foram muitas horas de trabalho por entre a densa vegetação, mas com um resultado de rara beleza, desconhecido pela população.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul