sexta-feira, 19 de maio de 2017

Abertura da Semana de Museus é grande sucesso no Museu Natural


Abertura da Semana de Museus é grande sucesso no Museu Natural


A abertura da programação alusiva à 15ª Semana de Museus estimulada pelo IBRAM e Ministério da Cultura foi considerada um sucesso no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann.
O evento, que contou com grande público, foi prestigiado pelo prefeito Magno Bollmann, vice-prefeito e secretário de Obras, Agricultura e Meio Ambiente Márcio Dreveck, representando a Câmara Municipal de Vereadores o vereador Nivaldo Bogo, além de diversos secretários municipais, parceiros do museu, público e Grupo Escoteiros Desbravador.
Diversos apoiadores do acervo do museu estiveram presentes também na abertura da 15a Semana de Museus. O sr. Ivo Rank, referência no conhecimento sobre borboletas, marcou presença com sua família. O sr. Frank Bollmann marcou presença representando a família Bollmann, grande apoiadora do museu com o acervo de borboletas e demais objetos expostos do senhor Ornith Bollmann (in memoriam). 
Frank Bollmann, Prefeito Magno Bollmann
e Ivo Rank
Quem também esteve presente foram os expositores Paulo Schwirkowski, que expôs uma amostra de planta descoberta por ele mesmo em São Bento do Sul, e Marcelo Metzger, fotógrafo que registrou imagens da região do PSA em São Bento do Sul para a exposição.
Na ocasião, Marcio Dreveck destacou a importância da participação dos alunos da rede de ensino na visitação ao museu. "É uma forma de todos conhecerem mais a nossa fauna e de incentivar a proteção do meio ambiente", disse.
Prefeito Magno Bollmann,
Vice-prefeito Marcio Dreveck
Em sua mensagem o prefeito Magno Bollmann destacou uma característica especial que é a mentalidade de preservação e conservação da natureza na região. "Hoje nossa população, de toda nossa região, tem essa especial característica de conservar o meio ambiente, e é por isso que podemos dizer que vivemos em uma região muito linda e preservada", disse o prefeito.
Na programação que se estenderá durante a semana, o público poderá prestigiar as raras borboletas da coleção do entomólogo autodidata Ivo Rank, com borboletas da África, Nova Zelândia, Índia, Alemanha, Amazônia, Roraima e demais regiões do Brasil, com cores deslumbrantes e até de borboletas hermafroditas que apresentam nas mesmas asas padrões de coloração de fêmeas e machos. 
 Marcelo Metzger 
No saguão de entrada será possível contemplar um painel em vidro e uma cuba sobre uma bancada que revelam a mais recente descoberta botânica em São Bento do Sul, coletada pelo autodidata Paulo Schwirkowski, graduando em Biologia. 
Em suas periódicas saídas de campo, com coleta para herbários, foi descoberta uma nova planta descrita por Funez, Hassemer & J.P.R.Ferreira como Tradescantia schwirkowskiana, em sua homenagem. 
O Museu também desvenda outros encantos na sala de vertebrados com a apresentação de mamíferos e aves taxidermizadas, popularmente chamadas de empalhadas, provenientes do Museu Natural Capão da Imbuia e com algumas peças do próprio Museu de São Bento. 
Plantio de Tarumã, araçá,
bracatinga e pinheiro-do-brejo
Nesta exposição a ênfase é para os animais ameaçados de extinção conforme a lista CONSEMA nº 02 de 2011, com espécies como: onça-pintada, onça-parda, jaguatirica, sabiá-cica, curió, pavó, porco-do-mato, anta entre outros. 
Por fim a exposição apresenta 10 imagens do fotógrafo Marcelo Metzger que revelam as belezas do vale do rio Vermelho, das cachoeiras, meandros do rio e da exuberante vegetação, das propriedades dos inscritos no Programa Produtor de Água do Rio Vermelho o PSA (Pagamento por Serviço Ambiental), que fornece água para o abastecimento público. 
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Visita orientada para o Grupo Escoteiro Desbravador - Marcelo Hübel