quinta-feira, 25 de maio de 2017

PSA do Rio Vermelho recebe evento nacional da Fundação Grupo Boticário


PSA do Rio Vermelho recebe evento nacional da Fundação Grupo Boticário

Na manhã desta terça-feira (23) iniciou o VI Encontro Oásis, promovido pela Fundação Grupo Boticário, e que reúne programas desenvolvidos pelo Brasil e que tem parceria com a Fundação Boticário.
O evento nacional ocorre pela segunda vez fora da cidade de Curitiba, e São Bento do Sul foi escolhida pelo motivo de possuir o programa PSA, pioneiro no estado de Santa Catarina, e manter parceria com a Fundação Boticário.
O evento reúne 37 representantes de 21 instituições de diversas regiões do Brasil:
AGEVAP, de Resende, RJ;
AMDA, de Belo Horizonte, MG;
Consórcio Intermunicipal Quiriri, São Bento do Sul - Rio Negrinho - Campo Alegre e Corupá, SC;
Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, SC;
Diretoria do SAMAE de São Bento do Sul, SC;
FATMA,  Florianópolis, SC;
Fundação Grupo Boticário, Curitiba, PR;
Fundação Neotrópica, Bonito, MS;
Instituto Estadual do Ambiente - INEA, Rio de Janeiro, RJ;
Organização de Conservação da Terra, Ibirapitanga, BA;
SAMAE, São Bento do Sul, SC;
Secretaria de Desenvolvimento Sustentável - SDS, Florianópolis, SC;
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná - SEMA, Curitiba, PR;
Sense-Lab - Moderação, São Paulo, SP;
Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA SJP,  São José dos Pinhais, PR;
SMUS SJC, São José dos Campos, SP;
SPVS, Curitiba, PR;
Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida - Apremavi, Atalanta, SC;
GEF, Rio de Janeiro, RJ; e
Epagri, São Bento do Sul, SC.
O encontro tem um foco especial em mecanismos de colaboração, governança compartilhada e trabalho em rede. Hoje (23) o foco foi a capacitação e troca de informações entre os parceiros do Oásis, incluindo organizações não governamentais, empresa de saneamento e representantes do poder público.
Durante a abertura o prefeito Magno Bollmann apresentou um histórico do PSA em São Bento do Sul, desde um TAC - Termo de Ajuste de Conduta que recebeu ao assumir a prefeitura em sua primeira gestão, ainda referente a gestão do prefeito anterior, até a participação dos produtores e o reconhecimento nacional do PSA do Rio Vermelho.
Ao encerar, o prefeito agradeceu aos representantes da Fundação Grupo Boticário, "o projeto é nosso, e a parceria que temos é ótima. Temos a maior satisfação de manter essa parceria com vocês", encerrou o prefeito.
Na quarta-feira (24) pela manhã, a prefeitura de São Bento do Sul e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) promovem visita de campo a duas das 17 propriedades que participam do projeto “Produtor de Água do Rio Vermelho”, realizado no município, com apoio da Fundação Grupo Boticário.
“Essa é a primeira vez que a Fundação Grupo Boticário realiza o Encontro Oásis em uma das cidades-sede de projetos implementados. Assim, aproveitaremos que estaremos em São Bento do Sul para mostrar de perto aos parceiros como funciona esse projeto e quais os ganhos reais que os proprietários e a sociedade têm com ele”, observa Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.
PSA Rio Vermelho
O Produtor de Água do Rio Vermelho tem como foco propriedades localizadas na bacia hidrográfica do Rio Vermelho. Ao conservarem suas áreas naturais e protegerem mananciais e nascentes, esses proprietários contribuem para a preservação do manancial que abastece a região.
Além do fornecimento de água, garantem o fornecimento de outros serviços ambientais, como a formação dos solos férteis que sustentam a agricultura e a preservação de belezas cênicas – como as cachoeiras – que atraem turistas. Como forma de reconhecimento a esses esforços, os proprietários são premiados anualmente, com valores que variam em função do tamanho e da qualidade da área natural conservada.
Ass. Joberth Krause