quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ações são-bentenses em prol do Meio Ambiente são referência

13/04/2011

Ações são-bentenses em prol do Meio Ambiente são referência


O município de Rio Negrinho atualmente capta sua água no rio do mesmo nome, cuja nascente está situada em São Bento do Sul. Como forma de garantir a qualidade da água, em junho de 2009 foi realizado naquele município uma audiência pública, tendo por proponente o vereador Joaquim Denilson da Cruz. Nesta terça-feira, dia 12, ele esteve em São Bento do Sul para acompanhar de perto os trabalhos realizados no município em atenção ao meio ambiente.

Em São Bento do Sul o vereador foi acompanhado pelo diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, o diretor presidente da Emhab José Henelito Weiss e o diretor presidente do Samae, Geraldo Weihermann.

Durante a visita o vereador foi convidado para conhecer as diversas atividades de influência na bacia do Rio Banhados que demonstram uma proporção evolutiva de responsabilidade socioambiental. Inicialmente foi relatado pelo diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel um resumo da visita com comentários sucintos dos programas PIA (Programa Intermunicipal da Água); S.O.S Rio Limpo e São Bento Sempre Limpa que ocorreram no Bairro, também foi feita a descrição das etapas da visita em campo.

Na sequência o Presidente do SAMAE Geraldo Weihermann apresentou a estação de tratamento em Serra Alta, em faze final de testes e que deve atender até 1000 residências, tendo um contingente menor no início de funcionamento, mas com uma rede coletora de 8.200m com um investimento de R$ 3.768,26. Na ocasião foram evidenciadas todas as etapas do processo de purificação da água, que retorna para o rio numa qualidade melhor que do próprio rio com menos de 95% de carga orgânica.

A próxima etapa da visita foi na Vila Schwarz, local de maior concentração populacional, nas margens do Rio Banhados. O Presidente do EMHAB José Henelito Weiss coordenou esta etapa da visita mostrando a adequação do local, a identificação das casas que serão retiradas, e o cronograma sequencial das atividades demonstrando alguns avanços como as 16 casas demolidas além das perspectivas das casas reformadas e outras que serão demolidas por estarem em área de risco, complementando com a apresentação do projeto de recuperação da área degradada que será feita com o aproveitamento da doação de mudas do Ministério Público e de produção própria do SAMAE. No total será feita a readequação de 98 casas e 120 famílias. Ainda foi explanado a proposta de urbanização latifundiária de Serra Alta. Na saída da Vila Schwarz foi feito o reconhecimento das casas do loteamento Prímio.

Na continuidade da visita o Diretor de Meio Ambiente mostrou uma das placas de sensibilização na Estrada Saraiva, que apresenta o texto: “Cabeceiras do Rio Banhados – Preservar a Água Aqui é Garantir a Sustentabilidade Para Todos” com imagens de identificação de mapeamento do local com fotos do rio em fundo, desenvolvido com apoio do Consórcio Intermunicipal Quiriri. Na última etapa de campo foi visitado as futuras instalações do viveiro de mudas, na Avenida dos Imigrantes, obra que deve iniciar nos próximos dias com estrutura moderna em construção civil, estufa de plástico, estufa de sombrite e área de rustificação, todos cobertos por sistema de irrigação por aspersores, local destinado para a produção de mudas que irão recuperar a área degradada do Rio Banhados. “Percebemos a empolgação do vereador em constatar de perto o empenho dedicado na melhoria ambiental e na qualidade de vida das pessoas. Motivando a continuidade dos trabalhos” Marcelo Hübel Diretor de Meio Ambiente.

O encontro teve uma reunião de encerramento no gabinete do Prefeito Magno Bollmann, que relatou a importância da preocupação de Rio Negrinho e a necessidade de trabalhar de forma integrada, e citou os quatro pilares de prioridades, conforme defendido pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri: A bacia hidrográfica como unidade de planejamento ambiental participativo; suprapartidarismo político e a inexistência de limites geográficos e a necessidade das ações participativas: sociedade civil mais instituições públicas. Reforçando ainda a ciclo da metodologia do consórcio nas sete proposições: I promoções; II identificação; III propostas; IV projetos; V execução; VI avaliação: VII sustentação, onde a divulgação é de fundamental importância para manutenção e fortalecimento da continuidade dos trabalhos.

Na definição do vereador Denilson da Cruz, o objetivo da primeira audiência pública, foi atendido e superou a expectativa, tornando São Bento uma referência de exemplo para outras cidades adotarem ações semelhantes de compromisso na preservação do meio ambiente e seus recursos naturais. “Vi todas as iniciativas tomadas em São Bento do Sul, e fomos além das expectativas”, disse o vereador, que completou “São Bento do Sul está fazendo o que deveria ser feito, agora é a vez de fazermos a nossa parte em Rio Negrinho”.

Uma outra audiência pública deverá acontecer no mês de junho na cidade de Rio Negrinho. Na ocasião novamente o prefeito Magno Bollmann deverá subir na tribuna para apresentar um relatório dos trabalhos feitos em São Bento do Sul. Toda a comunidade estará convidada a participar desta “prestação de contas” por parte do governo de São Bento do Sul.








Prefeitura de São Bento do Sul – Alessandro Machado–MTB/SC 02992-JD
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br