segunda-feira, 4 de abril de 2011

Departamento de Meio Ambiente entrega viveiro de mudas

04/04/2011

Departamento de Meio Ambiente entrega viveiro de mudas



Após a captação de recurso, num esforço do pefeito Magno Bollmann e seguindo com a efetivação do processo de licitação o viveiro de mudas será implantado nos próximos dias devendo ser concluído até o mês de junho. A empresa vencedora da licitação é a Irriga, de Mafra, com o valor do viveiro em R$ 106.385,00. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, que também acompanhou o processo até o término da licitação, mas passa para o Samae a ação de implantar a estrutura física no Parque Florestal na Avenida dos Imigrantes.

“Procuramos pelo que existe de mais moderno e inovador para a construção do viveiro na produção eficiente de mudas nativas e exóticas”, explica Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente. O projeto consta com infraestrutura moderna com casa de vegetação em arcos, conhecido como estufa, e apresenta 134,4m² com sistema de irrigação por microaspersores, destinado para germinação e cuidados com as espécies mais exigentes ao controle de temperatura e umidade, também fornecendo condições apropriadas para proteção do inverno, mesmo com geadas severas.

Outra estrutura também conhecida popularmente como estufa, e em forma de trapézio apresenta uma área de cobertura de 268,8m², sendo destinada para a proteção das mudas jovens dos raios solares, por cobertura de sombrite 50%, esta estrutura também é suprida pelo sistema de irrigação por aspersor. Após a passagem pelo sombrite as mudas são rustificadas a pleno sol, irrigadas por miniaspersores fixos no solo. “Constantemente compramos mudas para distribuição, recuperação de área degradada ou plantio urbano, precisávamos de um viveiro para produzir em quantidade e com qualidade”, conta Marcelo.

Todo terreno onde será implantado o viveiro será coberto por material rochoso e com inclinação igual ou superior a 3% para drenagem. Entre as principais instalações ainda constam: Construção de alvenaria semi-aberto para trabalho em dias chuvosos; contenção da água para irrigação; ala para depósito de insumos; almoxarifado para ferramentas; escritório e banheiro. Em uma construção total de 36m².

Serão utilizados recipientes para produção de mudas em tubetes de plástico cônico em dois tamanhos, para utilização conforme a espécie desejada e tempo de disposição no viveiro, com adequado rajamento interno para percolar a água e garantia de boa formação do sistema radicular. Bandeja de plástico perfurada apropriada para recebimento dos tubetes. O substrato utilizado será de um composto de carga orgânica, de procedência conhecida, feito com casca de Eucalyptus spp e Pinus spp, cinza de caldeira de biomassa e vermiculita. O espaço ainda contempla o uso de sacos plásticos ou vasos conforme a necessidade. No viveiro é possível produzir até 200.000 mudas com capacidade de espaço para mais 50.000 mudas.



Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - MTb/SC 02844 - JP