terça-feira, 26 de abril de 2011

Meio Ambiente ministra palestra sobre S.O.S. Rio Limpo e PSA

26/04/2011

Meio Ambiente ministra palestra sobre S.O.S. Rio Limpo e PSA


Com o tema da Campanha da Fraternidade de 2011 “Fraternidade e a vida no planeta” o Colégio Bom Jesus São José, teve uma aproximação maior com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul. Na primeira reunião a Coordenadora Katia e a Gestora e Assessora Margarida Maria Weber apresentaram o propósito de conhecer os trabalhos desenvolvidos no município e oportunizar a interação dos alunos ao tema socioambiental.

Na ocasião o Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel apresentou os programas desenvolvidos no município como: Plano de Manejo da APA Rio Vermelho/Humbold; Viveiro de Mudas; Recuperação da APP Rio Vermelho; São Bento Sempre Limpa; S.O.S Rio Limpo; Ecotrilha; Programa de Educação Ambiental Econciência; Datas Comemorativas; Congresso Ambiental; Aterro Sanitário; Coleta do Óleo Vegetal; Associação de Reciclagem no Bairro; Vistorias e orientação; Arborização Urbana; Vila Schwartz; Programa Ecoatitude; Saneamento.

Com a definição das ações desempenhadas pelas secretarias da Prefeitura, ficou definido um planejamento de reconhecimento de alguns programas que estão relacionados com as diretrizes de educação desenvolvidas em sala de aula. Numa segunda reunião acompanhada dos professores Marcelo e Katiane, ficaram definidas as primeiras atividades. Inicialmente os alunos do primeiro ano do ensino médio, tiveram uma palestra de duas horas com o Diretor de Meio Ambiente para terem conhecimento do programa S.O.S Rio Limpo e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais. A próxima atividade vai envolver os alunos com acompanhamento em campo, que está previsto para o dia 30 de abril no Bairro Rio Vermelho.

S.O.S Rio Limpo
Tem por justificativa evitar: Enchentes pelo entupimento de materiais acumulados na entrada de tubulações; Contaminação comprometendo a qualidade da água; Odores desagradáveis aos moradores próximos da margens; Problemas de saúde por contaminação de agentes parasitários.; Diminuição ou extinção local de organismos que habitam a água.

Objetivo do programa é intensificar a importância da manutenção dos recurso hídricos e fortalecer a educação ambiental como forma preventiva. Sensibilizar a comunidade frente a contaminação de rios e nascentes com ações visíveis dos impactos ocorridos pela disposição incorreta de lixo (sólidos) e esgoto sanitário (efluente). Envolver a comunidade com os resultados alcançados.

Isopor, pneu de bicicleta, pneu de carro, pneu de caminhão, partes de fogão, partes de geladeira, garrafas de vidro, garrafas plásticas, sacolas, panelas, vaso sanitário, telha, latões, tela de cerca, colchão de mola; colchonete, vidros de compotas, arame farpado, latas e embalagens plásticas de alimentos, madeira, fraldas, lâmpadas, sacos de ráfia, cachorro morto, rato morto, esgoto sanitário, entre outros. ETAPAS: Ocorreram 5 ações com os respectivas respectivas quantidades de lixo encontrado: 1ª Rio Banhados 4m³; 2ª Rio Negrinho II 9m³; 3ª Rio Vermelho dois sacos de lixo um sofá e um latão; 4ª Rio São Bento, galeria com pedaço de ponte, porta, dois sacos de lixo e duas árvores; 5ª Rio Banhados 6m³ de lixo.

Programa de Pagamento de Serviços Ambientais - PSA

Desenvolvimento de um Programa de Pagamento de Serviços Ambientais denominado “Produtor de Água do Rio Vermelho” garantindo a preservação de parte do manancial de água do Rio Vermelho, que abastece o município de São Bento do Sul, localizado na APA Rio Vermelho/Humbold, por um novo mecanismo de conservação e recuperação do ecossistema com motivação pela valoração ambiental de áreas particulares, com aplicação de um modelo específico de PSA. As ações garantem a preservação quantitativa e qualitativa da água que abastece os moradores de São Bento do Sul.

O valor máximo para pagamento pela prestação de serviços ambientais será de 122,5 Unidade Fiscal do Município (UFM), por hectare de APP conservada ou em fase de recuperação. O valor é regulado pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), sendo pago em uma única taxa anual pelo SAMAE, sucessivamente e perpétuo. O ganho ecossistêmico e retorno econômico de valoração ambiental são atendidos por diferenciação de pontuação. Será pago como valor mínimo por propriedade ano 125 UFM ou R$ 336,23. Considerando que estes não atingem maior pontuação devido as características da propriedade. Na propriedade são observados: 1. Em relação a APP do Rio Vermelho; 2. É pequeno produtor local; 3) Possui obras de benfeitoria em APP; 4) Animais domésticos visitam a APP para beber água; 5) Promove o turismo ecológico; 6) Faz adensamento em mata secundária; 7 Possui as áreas de preservação permanente, além do Rio Vermelho, em bom estado de conservação; Possui a reserva legal formada por vegetação nativa e bom estado de conservação? As áreas de vegetação nativa (incluindo RL, mas não APP) está conectada a área de vegetação nativa de algum vizinho? 10 A reserva legal da propriedade esta conectada a aparte da APP da propriedade? 11 Faz agricultura orgânica ( produção certificada). 12 Apresenta as nascentes da propriedade preservadas com vegetação em 50m de circunferência? 13 Possui sistema de tratamento de esgoto distante mais de 100m. do curso d água mais próximo, fossa e filtro ou zona de raízes?14 Existem técnicas eficazes de controle de erosão ou leve sedimentação?15 Ocorre fertilização na prática da agricultura que pode causar eutrofização?16 Apresenta área de APP superior a 30m do rio e 50m da nascente 17 Apresenta uma ou mais espécies invasoras, sem controle, na propriedade.18 Apresenta área de preservação além da APP e RL.






Prefeitura de São Bento do Sul – Alessandro Machado–MTB/SC 02992-JD
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br