quinta-feira, 10 de março de 2011

Meio Ambiente resgata filhotes de tucano


10/03/2011

Meio Ambiente resgata filhotes de tucano


O departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul faz diferentes atendimentos de vistorias com objetivo de orientar a comunidade nos procedimentos corretos em relação aos diferentes temas relacionados ao meio ambiente. O departamento já realizou atendimentos diferenciados no resgate de animais silvestres, quando estes surgem nas propriedades doentes, machucados ou perdidos.

“Cada caso é atendido da forma mais apropriada, em algumas situações basta remanejar o animal de local, no próprio habitat, no próprio ecossistema”, explica Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente. Casos de adequação de local ocorrem quando um animal amplia seu território de ocupação, geralmente na procura por alimento e acaba ficando preso em alguma propriedade, pelos limites de cerca ou muros da área urbana. Nesta situação já foram atendidos, gambás, capivara, ratão do banhado, entre outros.

Nesta semana o departamento atendeu o chamado de uma moradora que recebeu em frente a sua residência uma caixa com dois filhotes de tucano. A equipe constatou que se tratava de filhotes muito dóceis em bom estado de saúde e com evidencias de estarem na fase final para conquistar o ambiente natural. “Não sabemos a procedência, sua origem correta, e o melhor encaminhamento, nesses casos, é a Polícia Militar Ambiental de Joinville”, relata Marcelo.

As aves foram levadas até Joinville e de lá trasportadas até Florianópolis, onde ficarão em quarentena, período para os devidos cuidados de acompanhamento da saúde e alimentação. Na sequência, as aves serão destinadas para zoológicos ou reabilitadas para o habitat na floresta.




Características

O tucano-de-bico-verde é observado em florestas de araucária ou mata atlântica em altitudes que de 100 a 2000 metros. Vivem em pares ou bandos. Na APA Rio Vermelho é uma das espécies que ajudam na dispersão do palmito, pois de alimentam da polpa e expelem a semente pela boca. Seus ninhos são feitos em fendas de árvores ou buracos. O tucano não é um bom carpinteiro como o pica-pau, mas usa seu bico para tirar lascas de madeira, melhorando o ninho. Existe registro de ninho do tucano-de-bico-verde feito em favos de vespeiro abandonado.

Em outra espécie de tucano, foi observado que a fêmea atrai o macho no ninho oferecendo comida. A troca de carinho é feito com o bater dos bicos e o arranjo mútuo das penas. Os tucanos apresentam diferentes espécies mas em geral, os ovos são incubados por cerca de 18 dias. O macho trata os filhotes com frutas e sementes regurgitando a comida que segura no esôfago. Após de 25 a 30 dias deixam o ninho e depois de oito a dez dias conseguem se alimentar sozinhos.

Aves em cativeiro

Capturar animais silvestres para viveiros, gaiolas ou comercialização é crime ambiental. A criação de aves nativas é restrito para pessoas que apresentam registro das aves no IBAMA, e quando filhotes recebem anilhas de identificação. Existem vários criadores que se dedicam nos cuidados do azulão, trinca-ferro, curió, coleirinho, canário-da-telha, entre outros.

A comercialização de aves exóticas não depende de registro e são facilmente encontrados no comércio, como os periquitos australianos, calopsita, canário-do-reino, mandarim, calafate, manon, agapornes, diamante de gold, entre outros.

Em São Bento do Sul existe o Clube Ornitofílico que organiza e orienta as pessoas que apresentam interesse na criação, manejo ou manutenção de aves nativas, em conformidade com o atendimento dos requisitos legais. Maiores informações disponíveis no site www.cosbsbs.com.br.