segunda-feira, 14 de março de 2011

Elaboração do Plano de Manejo inicia nova fase

14/03/2011

Elaboração do Plano de Manejo inicia nova fase


O Plano de Manejo da APA do Rio Vermelho/Humbold, em São Bento do Sul, segue o cronograma e agora está em fase de maior aproximação social. Nas atividades desenvolvidas estão previstas as Oficinas de Participação Participativa onde a comunidade e as principais lideranças, desenvolvem em conjunto a interpretação da unidade de conservação e sua importância futura.

“Devido a APA Rio Vermelho/Humbold, apresentar 23.000ha, sendo ampla e com diferentes características, optamos por fazer três encontros em diferentes locais para conseguir o envolvimento do maior número de pessoas, fica a critério dos moradores escolher a melhor data”, explica Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, e que coordena os trabalhos. Na ocasião serão apresentadas as etapas de elaboração do Plano de Manejo com objetivos e resultados esperados e os resultados do diagnóstico ambiental.

Na sequência será desenvolvida a matriz de análise estratégica construída em conjunto com a comunidade, visando a identificação das prioridades de manejo e gestão para a unidade. Todos os encontros estão marcados para as 14h, podendo ser optado a data e local. Dia 18/03 na Associação de moradores do Rio Vermelho Estação; dia 19 na Igreja de Rio Mandioca e no dia 20 na Escola Angelina Soares Pereira em Rio Natal. O evento será coordenado pela empresa Ecossistema de Curitiba que atua com a equipe técnica em São Bento do Sul.


Etapas do plano de manejo

A primeira atividade de trabalho teve por objetivo organizar o planejamento com os detalhes de etapas de execução, com o direcionamento para todos da equipe técnica. Na segunda etapa, denominada Organização do Conhecimento e Realização de levantamentos e estudos específicos da UC, abrange o levantamento dos estudos executados anteriormente na região, e em seguida a realização de levantamentos e estudos específicos em campo (flora, aves, mamíferos, aspectos físicos e socioeconomia), bem como a elaboração dos mapas temáticos necessários para o planejamento da unidade.

Na sequência são produzidas as bases cartográficas, de mapas relacionados à: geologia planialtimetria, vegetação e uso atual do solo. E neste fim de semana inicia-se a etapa denominada Oficinas de Planejamento Participativo, onde se apresentam os resultados dos estudos efetuados nas etapas anteriores e se efetua discussões com moradores das comunidades locais e representantes de instituições públicas e privadas com atuação na região.

Com base nos resultados dessas atividades, o passo seguinte engloba a elaboração de uma Proposta de Zoneamento e dos programas voltados à gestão da APA do Rio Vermelho, visando seu uso sustentável.

APA Rio Vermelho/Humbold

APA do Rio Vermelho/Humbold, é uma unidade de conservação de uso sustentável, criada pela Lei Municipal n.º 246, de 14 de outubro de 1998, com a finalidade de assegurar o bem estar das populações humanas e conservar as condições ecológicas locais. Engloba a bacia hidrográfica do rio Vermelho, abrangendo uma área de 23.000 ha.

As APAS são unidades de conservação, em geral extensas, com um certo grau de ocupação humana e tem como objetivo básico proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Pode ser constituída por terras públicas e privadas.





Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - MTb/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br