quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prefeitura intensifica programa para o controle de borrachudo

01/10/2009

Prefeitura intensifica programa para o controle de borrachudo

A Diretoria do Meio Ambiente, Centro de Vigilância Sanitária (CVS) em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) irão intensificar o programa para o controle do borrachudo em São Bento Sul. O serviço que anteriormente era realizado pelo setor de Agricultura, passa a fazer parte do CVS, através de Luiz Pesente, que realiza as aplicações. 
Além disso, nas próximas semanas, serão feitas visitas em escolas, associações e nas residências dos locais mais afetados. Um grupo irá fornecer orientações e demonstrar as formas de trabalho.
No último semestre, os colaboradores da Prefeitura estiveram analisando alguns pontos críticos no município, e ao mesmo tempo observando as formas de trabalho da Fundação 25 de Julho, em Joinville. Em períodos mais quentes, o inseto se propaga causando desconforto. 
O principal trabalho durante os próximos meses será focar a conscientização da população em relação ao problema. A Diretora do CVS, Maria Hercília de Souza, informou que serão distribuídos materiais informativos e orientado a comunidade de como proceder para reduzir a proliferação do inseto. Os colaboradores da Prefeitura irão atuar com controle biológico em cerca de 300 pontos de monitoramento. 
O inseto adulto se alimenta de néctar das flores e seiva das árvores, mas a fêmea também se alimenta de sangue, motivo que perturba muitos moradores das localidades de sertãozinho e proximidades de Rio Natal entre outros pontos. A estratégia de trabalho e o sucesso do controle não dependem apenas do poder público, mas de um esforço conjugado com a comunidade.
Na reprodução do borrachudo, a fêmea fixa seus ovos em qualquer substrato que esteja na água que pode ser o capim, uma pedra ou ainda outros materiais como madeira, plástico e latas. O inseto sempre existiu no meio ambiente, associado aos córregos. O Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, enfatiza que com medidas de redução dos impactos ambientais e o uso do controle por larvicida biológico, é possível diminuir a população do inseto.
Cuidados necessários
-conservação da mata ciliar para, evitar o pouso do inseto no rio, diminuir a temperatura nas margens, dificultando assim o ciclo do inseto, 
- eliminação de esgoto e esterqueiras que alimentam as larvas,
- oportunizar o aumento de peixes nos rios, pois é o inimigo natural das larvas.
Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br