quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Congresso promete discussões ambientais

14/10/2009

Congresso promete discussões ambientais


Discutir as questões ambientais voltadas aos municípios e às microrregiões é o principal objetivo da Ambiental 2009 – Feira e Congresso do Meio Ambiente. O evento acontece entre os dias 4 e 6 de novembro em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense. Com organização do Consórcio Intermunicipal Quiriri e apoio da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), a Ambiental 2009 terá como tema “Município: Nosso Ambiente”.

A Feira contará com ONGs e empresas que tem a questão ambiental como um de seus focos e acontecerá no pavilhão de eventos da Promosul e discutirá assuntos ligados ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável dos municípios. “As questão relacionadas ao meio ambiente serão tratadas sempre com uma visão microrregional, sem limites físicos entre as cidades, mas sim ambientais”, observa Magno Bollmann, presidente do Consórcio Quiriri e prefeito de São Bento do Sul. Magno Bollmann foi o idealizador dos consórcios intermunicipais sobre meio ambiente, que já está sendo copiado por diversas regiões de Santa Catarina e do Brasil.

A abertura acontece no dia 4, às 10h. Um dos principais destaques do Congresso será a palestra com Mário Montovani, Diretor da SOS Mata Atlântica, que abordará o tema “Sustentabilidade sócio-ambiental na nova economia”. Mantovani é diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica. Graduado em Geografia, com especialização em Gestão Ambiental e Manejo de Bacias Hidrográficas, na Fundação foi responsável pela criação do Núcleo União Pró-Tietê no início da década de 90 e o coordena até hoje. Também atua como representante institucional da entidade em vários fóruns e coordena ações de representação e assessoria política como a Frente Parlamentar Ambientalista.

Responsável por programas exitosos na área de PSA (Pagamento de Serviços Ambientais) especialmente na preservação de nascentes e rios, como na cidade de Nova York, nos Estados Unidos e Betim, em Minas Gerais, a TNC (The Nature Conservancy) estará presente na Ambiental 2009 para apresentar “cases” de PSA ao redor do mundo. A cidade de Balneário Camboriú (SC), que está em fase de implantação do programa, também participará de um painel para debater o assunto com todos os congressistas, no dia 6 de novembro, último dia do Congresso de Meio Ambiente.

Durante o Congresso haverá ainda reunião com todos os consórcios ambientais de Santa Catarina, com o intuito de organizar uma associação de tais entidades e debater as questões sócio-ambientais. As inscrições para o congresso podem ser feitas através do site www.consorcioquiriri.org.br/ambiental2009.

Programação:

Dia 04/11/09
10h - Abertura
14 h – Palestra: “Gestão ambiental e social no terceiro setor”
Palestrante: Takashi Yamauchi – Consultor do SIAI – Sistema de Apoio Institucional, tendo constituído mais de 3.200 entidades do terceiro setor.

16h00 – Palestra: “ Questão ambiental e a educação formal com ênfase no papel das universidades e do ensino público".
Palestrante: Professora Dra. Nelma Baldin – Pós doutorada em História Patrimonial e Ambiental e Educação Ambiental – Universidade de Coimbra (Portugal) – Professora da Univille de curso de Mestrado na UFSC.

Dia 05/11/09
10 h – Palestra/tema: “Competências municipais em meio ambiente”
Palestrantes:
- Izabella Mônica Vieira Teixeira – Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente
- Cristiane Casini – Coordenadora Jurídica da FUJAMA e Secretária Executiva da ANAMMA
- Cláudio Langone – Consultor Ambiental
- Laura Silva Valente de Macedo – Diretora Regional para a América Latina e Caribe – ICLEI

14 h – Palestra: Flexibilização da legislação ambiental
Palestrantes:
- João de Deus Medeiros – Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente
- Mário Montovani – Diretor da SOS Mata Atlântica
- Me. Rode Anélia Martins – OAB/SC

16h30 – Palestra: Mecanismo de auto suficiência financeira do orgão municipal ambiental
Palestrante: Valdemir Bruno Goldmeier – Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Federação das Associações dos Municípios do RS.

Dia 06/11/09
10 h – Palestra: Sustentabilidade sócio-ambiental na nova economia
Palestrante: Mário Montovani – Diretor da SOS Mata Atlântica

14h às 18h30
Tema: Pagamento de Serviços Ambientais (PSA)
Palestra: Aspectos legais no PSA
Palestrante: Dr. José Gustavo de Oliveira Franco – Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento – Advogado Associado de Passos de Freitas & Oliveira Franco Advocacia Socioambiental

Palestra: Serviços ambientais baseados na relação entre floresta e água – o programa produtor de água.
Palestrante: Fernando César da Veiga Neto – Doutor em Desenvolvimento Rural – Gerente de Serviços Ambientais na The Nature Conservancy (TNC).

Painel com participação dos palestrantes e Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú - SC


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br