sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Imigrantes de Rothenbaum Červené Dřevo de Wenzel Hübl, Alois Hübl, Ana Maria Bohmann, Weiss, Zipperer, Rank, Treml

Imigrantes de Rothenbaum Červené Dřevo de Wenzel Hübl, Alois Hübl, Ana Maria Bohmann, Weiss, Zipperer, Rank, Treml

Červené Dřevo (Rothenbaum), na divisa com a Alemanha


Rothenbaum atualmente Cervené Drevo, é uma dessas localidades, conveniente entre Všeruby / Neumark, Neukirchen beim Heiligen Blut und Nýrsko / Neuern no meio do Künischen Gebirge, na República Tcheca.  De “nossa terra” antes Império Austro-Húngaro, vemos as ruínas aflorando o fundamento base, da Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Dores ( ou “Farno Kostel Panny Marie Bolestne” ou "Zur schmerzhaften Mutter Gottes").
Igreja de Rothenbaum por Walter Grössl

Igreja que perdurou por 273 anos como ponto de referência do lugar, atendendo inclusive moradores de outras vilas próximas como o caso do batismo do meu trisavô Alois Hübl ou ainda tetravó Ana Maria Bohmann de Heuhof, mas Batizada em Rothenbaum  na  Boêmia, mas ainda podemos citar outras famílias em, ou no entorno de, Rothenbaum como: Weiss, Zipperer, Rank, Treml ente outros, (Imigrantes que chegaram no porto de São Francisco em 1876 seguindo para São Bento do Sul/SC. Mas nesta igreja tantos outros imigrantes e ascendentes, que também vieram para São Bento, frequentavam a mesma Igreja). O próprio imigrante Josef Zipperer comentou da última missa do grupo de imigrantes antes da partida, que pela origem deduzimos ser a mesma Igreja. Mas em relação a histórica igreja, após as turbulências da II Guerra, com expulsão dos alemães destas áreas e ainda com a Guerra Fria com intervenção dos comunistas, o local antes destruído, agora respira, sendo cuidado, zelado e respeitado pelas pessoas de bons princípios, que se esforçam para preservar oque restou, além de restaurar as boas lembranças e perdas de uma vila que apenas permanece intacta na lembrança das pessoas.
Foi fixado uma placa comemorativa no local que apresenta muitas informações sobe a história e valor do local. Em resumo podemos dizer:

“A Igreja de Rothenbaum foi definida em 1667 pelo arcebispo de Praga começou a ser construída em 1676 e santificada em 1680, mas foi queimada em 3 de maio de 1953, e demolida em dezembro de 1957, vindo ao chão. O local da antiga Rothenbaum, após cerca de 40 anos de restrições, passou por escavações tendo a definição das fundações da igreja e do cemitério em 1990 e 1991. Tendo novas intervenções em 1996 de organização local e valorização. As últimas ações tiveram participação e apoio da associação, “Vira a Domov”, fundação presidida por “Antonina Haase” e da paróquia de Neukircchen”.
Atualmente o local apresenta trilhas, o cemitério abandonado com as velhas lápides, paredes velhas, resquícios de fundações, e o deserto sonoro da história que o tempo não esqueceu, mesmo por força da II Guerra ou da ações dos comunistas que colocaram no chão a celebre igreja.



Cemitério de Rothenbaum em 1992 http://www.zanikleobce.cz

Cemitério de Rothenbaum em 2013. http://www.zanikleobce.cz

Cemitério de Rothenbaum em 2013. http://www.zanikleobce.cz




Rotenbaum e a referência de outras "vilas". http://www.zanikleobce.cz


Igreja de Rotenbaum http://www.zanikleobce.cz

Interior da Igreja de Rothenbaum. http://www.zanikleobce.cz

Nossa Senhora das Dores
Igreja de Rothenbaum atualmente http://www.zanikleobce.cz
http://www.zanikleobce.cz
VEJA TAMBÉM:


IMIGRANTES BATIZADOS (POKŘTIL - GETAUFT) EM ROTHENBAUM ČERVENÉ DŘEVO

http://marcelohubel.blogspot.com.br/2015/11/imigrantes-batizados-pokrtil-getauft-em.html



Veja mais imagens em: http://www.zanikleobce.cz