sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Boêmio Boémio Čechy Böhmen ou Tcheco

Vinicius Dela Pace

Um esclarecimento de ordem legal (digamos nominal)

O Reino da Boêmia existiu como monarquia hereditária de 1212 até 1918 (sendo que de 1620 a 1918 esteve anexado ao Reino da Áustria), os imigrantes vindos da Boêmia, deveriam ser denominados como boêmios, porém alguns foram classificados como austríacos e outros pelo dialeto ou idioma falado como alemães, tchecos, poloneses, húngaros e até mesmo de russos.


Brasão de armas do Reino da Boémia
Mas quem era natural da Boêmia, deve ser denominado naturalmente como Boêmio até 1919.

Em 28/10/1918 a Boêmia com outras regiões, se desmembra da Áustria, e torna-se uma república e muda de nome, passando a chamar-se República da Tchecoeslovaquia, entretanto os imigrantes ficaram denominados como Boêmios. 

Porém os que regularizaram sua cidadania passaram a ser denominados como tchecoeslovacos, porém poucos fizeram esta regularização, então seus descendentes "perderam aparentemente" o direito a cidadania tchecoeslovaca.

Em 23/12/1992 a República da Tchecoeslovaquia é dividida em duas nações independentes, e surge em 01/01/1993 a República Tcheca, sendo então denominados de tchecos os cidadãos oriundos desta região e país na Europa.

A palavra tcheca deixou de definir uma etnia de origem eslava e passou a definir uma cidadania/nacionalidade.

Portanto quem é natural ou descende de cidadão nascido na região da Boêmia, Morávia e Silésia Sudetina, passou nominalmente a ser denominado de tcheco.

Algo bem simples: no período da monarquia são denominados como boemios, com o advento da república como tchecos, independentemente de suas origens étnicas como germânica, eslava ou magiare "húngaros".

Na realidade quem perde com esta nova denominação são os tchecos, a palavra que antes definia sua etnia de origem eslava, deixa de definir um determinado povo, e passa definir todos os cidadãos desta nação chamada de República Tcheca.